Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MEC seleciona proposta do Campus para implantar laboratório de apoio à inovação
conteúdo

Notícias

MEC seleciona proposta do Campus para implantar laboratório de apoio à inovação

Além de Ribeirão das Neves, projetos dos campi Formiga e Ouro Preto foram contemplados em chamada pública e receberão, no total, mais de R$ 193 mil para estruturar o Lab IFMaker.
por Gabriela Nunes publicado: 15/09/2020 10h47, última modificação: 15/09/2020 10h47

O Ministério da Educação divulgou, na última sexta-feira, 11 de setembro, o resultado final do edital nº 35/2020. Por meio desta chamada pública, lançada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, foram selecionados 113 projetos voltados à criação de Laboratórios IFMaker junto aos Institutos Federais e Cefets de todo o Brasil. O IFMG teve as três propostas que submeteu contempladas, entre elas a do Campus Ribeirão das Neves. 

Com isso, a instituição vai receber R$ 193.800,00 em investimentos para implantação das estruturas e compra de equipamentos que serão utilizados nesses novos espaços. Serão adquiridos, por exemplo, itens como impressora 3D, caneta 3D, notebooks, kits de robótica e scanner 3D. O Lab IFMaker será destinado à disseminação de princípios que norteiam o ensino “maker” e a cultura do aprender fazendo. A ideia é que os locais funcionem como suporte ao processo de ensino-aprendizagem de todas as áreas do conhecimento.

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, foi o setor responsável pela seleção das propostas do IFMG para submissão ao MEC. De acordo com o coordenador, Tiago Simão, os recursos obtidos serão fundamentais para a estruturação laboratorial "maker" da instituição.

“Em função da crescente demanda social para avançarmos no desenvolvimento dos principais atores econômicos de nossa sociedade, e o papel das universidades e institutos federais como vetores indutores de desenvolvimento local/regional, o IFMG se articula para tornar mais efetiva sua contribuição nesse processo. Com três unidades contempladas, conseguimos peças fundamentais para compor e fortalecer ainda mais nossas ações de fomento à inovação e à cultura empreendedora”, afirma.