Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro da Educação participa de formatura no Campus Ribeirão das Neves

Ministro da Educação participa de formatura no Campus Ribeirão das Neves

por Gabriela Nunes publicado: 23/11/2018 15h58, última modificação: 23/11/2018 15h58

O IFMG e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) promoveram, ontem, no Campus Ribeirão das Neves, a formatura do curso FIC (Formação Inicial e Continuada) de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis. Entre outros convidados ilustres, estiveram presentes o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva.

De acordo com Rossieli, a área de energias renováveis ainda está dando os primeiros passos no Brasil. “Estamos em fase de aprendizado ainda, se compararmos com países como a Alemanha, por exemplo. Mas o Brasil tem um potencial fantástico neste segmento e falta mão de obra na área de energia fotovoltaica. Portanto, é importante que a educação técnica seja claramente uma opção neste país no âmbito da energia”, disse.

Já o reitor do IFMG, Kléber Gonçalves Glória, destacou o fato de Rossieli ser o primeiro ministro da Educação a visitar um campus, ou mesmo fazer parte de uma formatura no Instituto. O reitor parabenizou os formandos e ressaltou a importância deste curso inovador para Minas Gerais.

Por sua vez, o diretor-geral do Campus Ribeirão das Neves, Charles Martins Diniz, citou todos os esforços, tanto do IFMG como da Sedectes, para que o curso viesse a ser realizado e parabenizou os estudantes pelo seu envolvimento. “Alguns deles vinham de outras cidades todos os dias, à noite, para estudar e adquirir novos conhecimentos em Ribeirão”, lembrou Charles.

Instalação solar fotovoltaica

Os recém-formados poderão aplicar seus conhecimentos técnicos na avaliação dos principais componentes de uma instalação solar fotovoltaica, entre eles, painéis, estrutura, inversores, baterias e cabeamento. Um deles, Alfredo Amaral Torri, é de Ribeirão das Neves, mas mora em Belo Horizonte atualmente e fez o curso com o objetivo de aprimorar conhecimentos técnicos e, possivelmente, conseguir uma vaga na área. “Até então eu conhecia o IFMG apenas de ‘ouvir falar’, mas gostei tanto do curso que se pudesse, o faria de novo”, concluiu ele.