Você está aqui: Página Inicial > Notícias > NAPNEE promove Oficina de Português como Segunda Língua para o educando Surdo.

NAPNEE promove Oficina de Português como Segunda Língua para o educando Surdo.

por Gabriela Nunes publicado: 17/03/2017 22h02, última modificação: 17/03/2017 22h02

Na tarde dessa sexta-feira, 17/03, o IFMG campus Ribeirão das Neves recebeu professores, intérpretes de Libras e outros interessados na educação dos surdos de várias cidades do Estado de Minas Gerais, para a oficina “Estratégias de Ensino de Português como Segunda Língua(L2) para alunos surdos”.

Estiveram presentes além de servidores e alunos do campi; professores das redes Municipal e Estadual de Ribeirão das Neves, Belo Horizonte e Sabará; alunos do Curso de Pedagogia do campus Ouro Branco, juntamente com a professora surda Ivone Makhoul; alunos do curso de Letras/Libras com a tutora surda e professora de Libras do campus Ouro Preto, Clarissa Fernandes; professores da Escola Especial para Surdos Aavida de Divinópolis - MG; Intérpretes de Libras de oito campis do IFMG: Beatriz Diniz (Sabará), Fátima Aladim (Ouro Branco), Gilberth Santos (Reitoria), Layse Moura (Bambuí), Luana Dias (Ouro Preto), Marcos Rubem (Formiga), Milene Cristina (Congonhas), Paulo Medanha (Itabirito).

A oficina, ministrada pela professora Roberta de Macedo Gomes Gomury, abordou a importância de se considerar o conhecimento de mundo do aluno surdo, além de seu conhecimento linguístico e os aspectos culturais da pessoa surda, no planejamento das atividades.

Segundo a Tradutora e Intérprete de Libras Débora Goulart, organizadora do evento, a oficina faz parte de uma série de ações promovidas pelo campus para a promoção da sensibilização da Comunidade Acadêmica e Comunidade Externa sobre a importância da acessibilidade em Libras na inclusão da pessoa surda.