Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Núcleo de Psicólogos do IFMG divulga estratégias para cuidados psicológicos nos campi

por Gabriela Nunes publicado: 23/04/2020 13h22, última modificação: 23/04/2020 13h22

Diante da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, o Núcleo de Psicólogos e Psicólogas do Instituto Federal Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (NUPSI/IFMG) vem a público divulgar estratégias para a oferta de cuidados psicológicos à comunidade acadêmica.

Levando em consideração esse momento delicado que estamos vivenciando, precisamos nos cuidar, como também cuidar das outras pessoas ao nosso redor.  Para isso, é importante mantermos, na medida do possível, o bem-estar emocional, bem como nos ajustar a algumas medidas, como a do isolamento social que, de acordo com a OMS, é mais indicada no momento, por ainda não existir um tratamento para a doença.

As atividades acadêmicas e escolares presenciais no IFMG estão suspensas por tempo indeterminado e está sendo adotado o trabalho remoto. Enfrentamos, assim, o contexto de isolamento social, necessário para a contenção da pandemia. Esse contexto e as incertezas quanto ao futuro possuem impactos psicológicos e podem contribuir para o surgimento de sentimentos de ansiedade, depressão, de solidão e de tédio. Além disso, a necessidade de (re)adequação de rotinas e hábitos de trabalho, de estudo e de vida social podem afetar a saúde mental.

Com o objetivo de contribuir para a minimização de riscos e efeitos psicológicos decorrentes do isolamento social e suspensão das atividades acadêmicas, esse grupo se propõe a desenvolver alguns trabalhos, sobretudo a produção de materiais informativos e de orientação psicológica para serem divulgados nas redes sociais e portais institucionais. Além disso, uma outra frente de trabalho será a de estabelecer escutas, encaminhamentos e orientações psicológicas à comunidade acadêmica por meio de Tecnologias da informação e comunicação (TICs), quando for possível.

Para mais informações, entrar em contato com o NUPSI (nupsi@ifmg.edu.br) ou com o setor de Psicologia de cada campus por meio dos contatos abaixo*:

Servidor Campus Origem Campus de Apoio Contato
HELOISA CRISTINA PEREIRA BAMBUÍ ARCOS heloisa.pereira@ifmg.edu.br
NADIA ALVIM MUFFATO SILVEIRA BAMBUÍ BAMBUÍ nadia.silveira@ifmg.edu.br
ROSALVA MARTINS  BETIM SANTA LUZIA psicologia.betim@ifmg.edu.br
ANDRE MOREIRA RIBEIRO CONGONHAS PONTE NOVA andre.ribeiro@ifmg.edu.br
VIVIANE GONCALVES SILVA FORMIGA PIUMHI viviane.goncalves@ifmg.edu.br
CRISTIANY SEPPE FARIA GOVERNADOR VALADARES IPATINGA psicologia.gv@ifmg.edu.br
PATRICIA DIAS DE CASTRO OURO BRANCO CONSELHEIRO LAFAIETE patricia.castro@ifmg.edu.br
GISELE BAETA NEVES OURO PRETO ITABIRITO psicologia.op@ifmg.edu.br
RODRIGO SIQUEIRA CÂMARA SÃO JOÃO EVANGELISTA SÃO JOÃO EVANGELISTA psicologia.sje@ifmg.edu.br
CARLOS GUILHERME CRISTELLI SOARES SABARÁ RIBEIRÃO DAS NEVES guilherme.cristelli@ifmg.edu.br