Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Oportunidade de intercâmbio para o Canadá

Oportunidade de intercâmbio para o Canadá

publicado: 23/11/2018 15h54, última modificação: 23/11/2018 16h00

O IFMG irá selecionar um aluno para concorrer a uma bolsa de estudos em uma instituição de ensino superior no Canadá. Para participar da seleção, o candidato precisa enviar toda a documentação digitalizada, via email, para a ARINTER/IFMG (arinter@ifmg.edu.br) até às 23h 59min, do dia 30/11/18.

Os documentos (obrigatórios) são:

1- Comprovante de proficiência: cópia dos resultados dos testes de proficiência em inglês ou francês. Os testes deverão ter sido realizados a partir de 2016. Os testes válidos para esta chamada são: Inglês: IELTS, TOEFL iBT, TOEFL ITP; Francês: TCF and DELF.

2- Carta de intenção do candidato: carta em inglês ou francês abrangendo o histórico, os objetivos e a motivação para estudar no Canadá (máximo de uma página).

3- Declaração do setor competente do Campus de origem que ateste o coeficiente de rendimento maior ou igual a 70%.

Para participar, o candidato deve:

1- Ter completado, no mínimo, dois (2) semestres consecutivos, como aluno regular de um curso superior de tecnologia (tecnólogo) em uma instituição que integre a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil.

2- Ter completado, no mínimo, dois (2) semestres consecutivos sem reprovações ou notas incompletas.

3- Ter, no mínimo, um (1) semestre acadêmico a ser concluído após o retorno dos estudos no Canadá.

Duração da bolsa: A duração da bolsa é de, no máximo, 16 meses, incluindo: curso de idioma (inglês ou francês), por no máximo seis (6) meses, dois semestres de estudos de graduação, com duração de oito (8) meses, e estágio profissional ou participação em projeto de pesquisa, com duração de dois(2) meses.

SOBRE A OPORTUNIDADE

Colleges and Institutes Canada (CICan), em colaboração com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), oferecerá uma nova edição do programa Canada-Brazil Scholarship Programs - CBSP para o período 2019-2020.

CBSP 2019-2020 é dedicado aos estudantes brasileiros regularmente matriculados em Cursos Superiores de Tecnologia das Instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de todo o país que estejam dispostos a aperfeiçoar seu inglês ou francês e estudar em institutos e colleges canadenses. Serão concedidas, ao todo, cinco (5) bolsas para estudantes das cinco regiões do país (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul).

Fonte: ARINTER – IFMG

Maiores informações e edital completo: https://www.ifmg.edu.br/portal/arinter/noticias