Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Presidentes relatam experiências: 30 anos do movimento empresa júnior no Brasil

Presidentes relatam experiências: 30 anos do movimento empresa júnior no Brasil

por Gabriela Nunes publicado: 27/09/2019 16h41, última modificação: 27/09/2019 16h41

Na quarta-feira à noite, no auditório do IFMG, ocorreu a mesa de discussão sobre o papel da Empresa Júnior na formação do gestor e a sua contribuição para o mundo do trabalho.

Na ocasião os alunos dos cursos de Tecnologia em Processos Gerenciais e Administração tiveram a oportunidade de assistir o depoimento de quatro gerações de Presidentes de Empresas Juniores.

Os depoimentos foram extremamente ricos, esclarecedores e motivadores. Foi possível resgatar os quase 30 anos do movimento empresa júnior no Brasil.

O professor e Diretor do SEBRAE-MG, Anderson Cabido, relembrou a sua vivência no movimento à frente da UCJ da UFMG, como segundo Presidente. Destacou o aprendizado e como a Empresa Júnior foi decisiva para o início da sua carreira como consultor.

Na sequência, Marcelo Canabrava, expos sua experiência à frente, também, como 25º Presidente da UCJ da UFMG e destacou que a Empresa Júnior fez com ele se apaixonasse pelo curso de Administração. Aproveitou o momento para apresentar o livro que escreveu sobre os 25 anos da UCJ UFMG. Por fim, ressaltou que o seu aprendizado como aluno foi modificado para melhor e sua carreira profissional foi possível pela experiência adquirida na Empresa Júnior.

Em relação a IFNeves Consultoria Júnior, a EJ do Campus Ribeirão da Neves, coube ao aluno Michael Soares, atual Presidente, apresentar o histórico, desde a fundação até os dias atuais. Não diferente dos outros dois depoentes da noite, Michael, também, reafirmou que a oportunidade de estar à frente da IFNeves abriu portas, permitiu a ele constituir uma rede de relações e contribuir decisivamente para que ocupasse hoje, um cargo na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais.

Coube ao Professor Márcio Rosa Portes, Tutor da IFNeves, relatar a sua experiência como primeiro Presidente da primeira Empresa Júnior do Estado de Minas Gerais, a cerca de 30 anos atrás, a PUC Consultoria Júnior. Não diferente dos demais, corroborou com todas as falas anteriores e, também, creditou a Empresa Júnior a sua formação diferenciada e o seu ingresso no mundo do trabalho.

Antes de encerrar o evento, o Presidente da IFNeves apresentou os novos Diretores eleitos para o mandato 2019-2020. Diretor de Projetos, Onar Martins (TPG 2); Diretor Administrativo Financeiro, Júnio Cruz (ADM 4); Diretor de Recursos Humanos, Rafael Petrus (TPG 2); e Diretora de Marketing, Karina Romano (TPG 1). Todos puderam se apresentar e falar sobre suas expectativas, anseios e engajamento no projeto.