Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Processo Seletivo 2023: Orientações para matrícula dos cursos técnicos
conteúdo

Notícias

Processo Seletivo 2023: Orientações para matrícula dos cursos técnicos

Candidatos classificados devem realizar a matrícula on-line entre os dias 06 e 10 de janeiro de 2023. Confira as orientações e os documentos necessários.
por Gabriela Nunes publicado: 02/01/2023 18h12, última modificação: 09/01/2023 11h55

O IFMG - Campus Ribeirão das Neves convoca os candidatos classificados no Processo Seletivo 2023 para os cursos técnicos ofertados no campus e divulga as orientações para matrícula.

A matrícula dos candidatos classificados deve ser realizada entre os dias 06 e 10 de janeiro de 2023, de forma virtual, no Sistema de Matrículas do IFMG, conforme informado no item 18.1 do Edital nº 054/2022.

Para os candidatos menores de idade, a matrícula deverá ser realizada por um responsável legal ou procurador. 

Antes de enviar a solicitação de matrícula, os candidatos devem observar o passo a passo no tutorial abaixo e acessar o PDF com orientações detalhadas.

Veja o tutorial do sistema de matrículas:

 

Candidatos chamados para vagas reservadas (L1, L2, L5, L6, L9, L10, L13, L14, V3985) devem inserir, nos campos indicados, a documentação comprobatória da vaga inscrita.

O candidato que for chamado para ocupar a vaga de Ampla concorrência (A0) pode apresentar somente os documentos de Ampla Concorrência, mesmo que tenha concorrido nas vagas reservadas, conforme item 18.10 do Edital nº 054/2022.

Acesse aqui os documentos exigidos para cada modalidade de vaga.

Acesse aqui os anexos do edital

Etapas para realização da matrícula

1- Cadastro no Sistema de matrículas (www.matricula.ifmg.edu.br)

Entre os dias 06 e 10 de janeiro, faça seu cadastro e preencha o menu "Dados Gerais’’ e ‘’Grupo familiar’’, conforme tutorial do Sistema de Matrículas.

2- Anexar Documentação:

Digitalize e anexe no menu "Documentos"’, do Sistema de Matrículas, a documentação e anexos de acordo com a vaga inscrita.

Obs.: Nos documentos Específicos "E1" do Sistema de Matrículas, inclua os "Formulários Básicos para Matrícula", também disponíveis no Menu Editais de matrícula.

3- Solicitar matrícula:

Verifique se há alguma pendência, conforme tutorial do Sistema de matrículas.

Quando tudo estiver correto, clique em Editais de matrícula, depois em Solicitar matrícula.

Aguarde o setor responsável analisar a sua documentação, caso algum documento estiver errado ou faltando, constará no sistema. Você poderá substituir ou anexar novos documentos depois que a situação da sua matrícula mudar de "Em análise" para "Documentação incorreta".

Corrija sua documentação e solicite nova análise.

Quando a documentação estiver correta, após as análises a matrícula estará pronta, e aparecerá no histórico: Solicitação de matrícula confirmada com sucesso.

Para as vagas dos candidatos L2, L6, L10 e L14 após a entrega e análise dos documentos e anexos, os candidatos serão convocados pela banca de heteroidentificação e depois do parecer DEFERIDO, a matrícula será confirmada com sucesso.

Caso ainda encontre dúvidas ao realizar a inserção de dados e documentos no sistema, entrar em contato pelo e-mail secretaria.ribeirao@ifmg.edu.br 

Excedentes e Lista de Espera:

Após a matrícula dos candidatos aprovados em primeira chamada, os candidatos excedentes poderão ser convocados da segunda chamada em diante. É responsabilidade do candidato acompanhar as chamadas publicadas no site. O IFMG não envia e-mail aos candidatos convocados.