Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prof. Maria das Graças e orientando Michael Soares apresentam trabalho em Congresso Internacional

por Gabriela Nunes publicado: 03/06/2019 16h52, última modificação: 03/06/2019 16h52

No dia 22 de maio, a Professora Maria das Graças Oliveira e o aluno de Bacharelado em administração Michael Souza Soares apresentaram o projeto de pesquisa DESAFIOS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO SUPERIOR: UMA COMPARAÇÃO ENTRE PORTUGAL E O BRASIL - 1ª PARTE no V Congresso Internacional da Rede ACINNET.

O congresso e de caráter educacional, constituída por Instituições de Ensino Superior da América Latina e da Europa, direcionado para gestores acadêmicos, professores e estudantes de graduação e pós-graduação, realizado este ano no Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH, em Minas Gerais– Brasil.

O projeto foi realizado por Michael durante mobilidade acadêmica no Porto em Portugal, realizada através do programa Internacionaliza IFMG em 2018, e teve como objetivo identificar os desafios e práticas da educação empreendedora no Instituto Politécnico do Porto e o ecossistema empreendedor da região. Em um segundo momento será percorrido o mesmo caminho no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, afim de fazer uma reflexão sobre o ensino empreendedor em Portugal e no Brasil.

“Muito contente pela oportunidade que se iniciou com o programa Internacionaliza IFMG, que como outros programas vem dando grandes oportunidades de transforma a vida dos alunos da instituição. Mas fico especialmente grato por todo aprendizado e oportunidades colhidas dentro do campus de Ribeirão das Neves, que tem além de uma infraestrutura fantástica, profissionais de altíssimo nível. E por fim não posso deixar de fazer alguns agradecimentos pontuais, primeiro ao Professor Charles Diniz, pela luta e dedicação para tornar o nosso campus está referência que é hoje dentro e fora do estado, ao Professor Márcio Portes por ter sido uma inspiração em sala que me levou a me interessar pelo tema de empreendedorismo e pôr fim a minha querida orientadora Doutora Maria das Graças, por me incentivar e sempre acreditar no meu potencial” afirma Michael.

Professora Maria das Graças destaca a importância do trabalho e do evento “O trabalho apresentado no V congresso da Acinnet teve como ações  precursoras a participação no programa Internacionaliza IFMG em 2018. O aluno Michael Soares me procurou com uma ideia a ser apresentada no programa e solicitou a minha orientação. Fomos selecionados, ele foi a Portugal e ali desenvolveu a primeira parte do trabalho. A segunda será desenvolvida aqui no Brasil ainda em 2019. Posteriormente inscreveu o trabalho no V congresso e seu resumo expandido foi selecionado. O aluno tem feito e realizado muitas ações na área de empreendedorismo e inovação sempre com muita competência. Sinto orgulho de tê-lo como aluno e orientando., e de toda contribuição que tem dado ao núcleo de empreendedorismo e inovação do campus Ribeirão das Neves."

Este ano o congresso teve como tema “Inovação acadêmica vinculada ao mundo social e produtivo em âmbito local e global”. O trabalho foi indicado foi indicado para este congresso pelos Professores Olímpio Castilho e Carlos Ramos do Instituto Politécnico do Porto, que é membro da ACADEMIC INTERNATIONAL NETWORK – ACINNET.