Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores do campus tem artigos científicos publicados em periódicos nacionais

por Gabriela Nunes publicado: 23/12/2020 11h17, última modificação: 23/12/2020 11h17

Os professores Saulo Furletti e Stela Maris tiveram seus trabalhos publicados recentemente em revistas científicas nacionais.

A professora Stela publicou dois artigos. O primeiro, intitulado Reflexões sobre o processo educativo em tempos de pandemia através das percepções de pós-graduandos em educação foi desenvolvido com o intuito de refletir sobre a situação e desdobramentos do período de oferta de ensino remoto emergencial devido à COVID-19 a partir da percepção de alunos de mestrado e doutorado na área de educação, buscando compreender as peculiaridades das percepções e analisá-las à luz da literatura. Os dados da pesquisa revelaram que as percepções convergem no sentido de que as tecnologias podem contribuir para a aprendizagem, principalmente, no contexto atual de pandemia. Demonstrou-se também por meio da percepção discente que tais recursos tecnológicos não são capazes de suprimir por completo os espaços de socialização característicos do ensino presencial. Clique aqui para ler o artigo completo.

O artigo desenvolvido pelo professor Saulo apresenta a atuação de alunos em uma proposta metodológica que integrou didaticamente o blended learning em atividades de matemática na perspectiva da Teoria das Situações Didáticas.  Percebeu-se nos alunos aderência e também a atuação com mobilidade entre os momentos presenciais e virtuais, realizados inicialmente no laboratório de informática e depois de acordo com a preferência de tempo e local de cada um deles. Os resultados apontaram que os alunos desempenharam as atividades com protagonismo e autonomia. Observou-se também o esforço para alcançarem os três esquemas adidáticos, sendo constatado o de ação como o mais recorrente. O trabalho completo foi publicado na revista Qualis A1 do Centro de Educação da UFSM e pode ser consultado aqui.

Stela Maris.jpegO segundo artigo da professora Stela foi publicado na revista Qualis B1 Dialogia da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e pode ser acessado clicando aqui. A pesquisa teve o objetivo de analisar os discursos de professores diante da experiência vivenciada no ensino remoto emergencial.  Os docentes que participaram da pesquisa atuam em instituições públicas de ensino da rede estadual e municipal e na rede particular do estado de Minas Gerais. Foram realizadas entrevistas virtuais individuais, com o intuito de dialogar com os docentes sobre as experiências vivenciadas e obter informações que possibilitaram a análise apresentada. Os dados da pesquisa revelaram que há discursos comuns e discrepâncias entre os diferentes níveis, redes de ensino e no processo de ensino e de aprendizagem relatados pelos professores.