Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Bússola, de Neves para o Brasil

Projeto Bússola, de Neves para o Brasil

por Gabriela Nunes publicado: 20/04/2021 17h34, última modificação: 20/04/2021 17h34

O Projeto de Extensão Bússola – Agência de Orientação Empresarial foi o primeiro projeto de extensão implantado no Campus Ribeirão das Neves e teve seu início no ano de 2011. No período de 2012 a 2018 o projeto foi executado em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves e o SEBRAE-MG. Nessa parceria foram realizados, aproximadamente, mais de 2.000 atendimentos ao MEI – Microempreendedor Individual, sendo destaque nas estatísticas do SEBRAE-MG nos atendimentos da RMBH (Região Metropolitana de Belo Horizonte).

No último dia 19/04, O Projeto Bússola foi selecionado, em primeiro lugar, no Edital 19/2021 do Núcleo de Inovação Tecnológico (NIT) do IFMG. Juntamente com outros seis projetos, representará o IFMG no Programa IF Mais Empreendedor Nacional.

O Programa IF Mais Empreendedor Nacional foi lançado, em âmbito nacional, pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (FADEMA). O Programa foi idealizado com o intuito de executar projetos de extensão tecnológica para o atendimento, apoio e orientação a Micro e Pequenos Empreendedores e Empreendedores Individuais .

O Programa IF Mais Empreendedor Nacional tem como objetivos:

• Apoiar o desenvolvimento de ações voltadas ao atendimento, apoio e orientação a Micro e Pequenos Empreendedores (MPEs) e aos Empreendedores Individuais, desde que possuam cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ), particularmente por meio de ações de remodelagem de negócios que foram afetados negativamente pela Pandemia da Covid-19.
  • Promover, nas instituições integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a realização de projetos e ações de extensionismo tecnológico em interação com o setor produtivo, especialmente, com o atendimento a Micro e Pequenos Empreendedores (MPEs) e Empreendedores Individuais e articulação junto aos Arranjos Produtivos Locais (APLs).
  • Estimular a participação de servidores e estudantes da Rede Federal em projetos voltados ao surgimento de novos negócios e remodelagem de empreendimentos existentes com vistas ao enfrentamento da crise econômica, sanitária e social decorrente da pandemia global de Covid-19.
  • Promover o desenvolvimento de novas habilidades e competências nos estudantes da Rede Federal por meio do seu envolvimento em atividades de empreendedorismo e extensionismo tecnológico.
  • Estimular a aproximação entre as instituições da Rede Federal e o setor produtivo, por meio da articulação estruturada de iniciativas relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Atendendo as diretrizes do Programa IF Mais Empreendedor Nacional, as ações do Projeto Bússola terão início em junho, com término previsto para dezembro, e serão realizadas em Ribeirão das Neves, proporcionando aos Microempreendedores Individuais (MEI) selecionados consultoria em gestão. A equipe será formada por professores da área de gestão e alunos bolsistas a serem selecionados.