Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de Extensão oferece aulas de Capoeira Angola para comunidade externa e interna

por Gabriela Nunes publicado: 20/03/2018 21h11, última modificação: 20/03/2018 21h11

Já está em atividade o Projeto de Extensão  "DE ANGOLA PARA NEVES": CAPOEIRA ANGOLA E ENSINO DE HISTÓRIA PARA O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE NEVENSE, coordenado pelo professor de história Cláudio Henrique Pessoa Brandão.

Trata-se de um projeto desenvolvido em parceria com Humberto Lopes, "Tucano", professor do Bando Maré de Março de Capoeira Angola e Samba, grupo pertencente à comunidade do bairro Sevilha B.

As aulas de capoeira são oferecidas vinculadas ao ensino de história, tendo como objetivo refletir sobre as identidades culturais nevenses e sobre o estigma negativo que recai sobre a cidade, cuja expressão máxima é a denominação pejorativa "Ribeirão das Trevas". O mote do projeto é justamente proporcionar a vivência com saberes populares afro-brasileiros praticados na cidade, dando relevo para a riqueza cultural presente em Neves.

Como projeto de extensão, o público-alvo são os próprios moradores da comunidade do entorno do Campus, mas também estudantes e servidores podem participar.

As aulas são realizadas na quadra de basquete próxima à entrada do Campus, são gratuitas e acontecem segundas e quartas das 20h às 22h; terças e quintas das 08h às 10h; e aos sábados das 08h às 12h, sendo que nesse dia são ministradas aulas de Capoeira e Samba de Roda.