Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto "Redação do ENEM" auxilia no avanço dos resultados das turmas de terceiros anos

Estudantes que participam do projeto alcançam resultados satisfatórios e que induzem a permanência da proposta na instituição
publicado: 02/02/2024 15h26, última modificação: 02/02/2024 15h26

O Projeto de Redação do ENEM do IFMG Campus Ribeirão das Neves, em vigor há quatro anos, tem se destacado como um verdadeiro propulsor de notas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Atendendo a alunos do ensino médio da instituição e à comunidade local, o projeto oferece um ambiente de aprendizado e aprimoramento da escrita, conduzindo os participantes a resultados cada vez mais expressivos.

Composto por seis projetos aprovados em diferentes editais, o "Redação do Enem" beneficia um grande número de estudantes. Em 2023, 17 bolsistas receberam bolsas de R$ 280,00 mensais. Esses bolsistas, que passaram por um processo de aprendizagem juntamente com as professoras coordenadoras, possuem como principais tarefas: corrigir redações, esclarecer dúvidas dos alunos, apresentar o projeto em eventos científicos e produzir dicas para as redes sociais.

O sucesso do projeto se reflete nos resultados excepcionais que os alunos do 3º ano participantes do projeto obtiveram na nota de redação do ENEM. Desde sua implementação, o número de alunos com notas acima de 800 não para de crescer:

• 2020: 29% dos alunos que informaram as notas obtiveram entre 800 e 980;
  • 2021: 43% dos alunos que informaram as notas obtiveram entre 800 e 980, ressaltando que houve um número maior de alunos com nota entre 900 e 980 do que entre 800 e 900;
  • 2022: 83,6% das notas informadas de alunos que demonstraram desempenho na redação acima de 800, sendo 27 delas acima de 900;
  • 2023: 87,4% dos alunos que enviaram suas notas até o momento da publicação dessa matéria tiraram entre 880 e 960, ou seja, a maioria dos alunos do 3º ano do ensino médio têm tirado notas entre 800 e 960.

De acordo com uma das coordenadoras do projeto, a professora Alcione Santos, "o projeto possibilita aos estudantes melhorarem a escrita de forma geral, mas principalmente do gênero redação do Enem. Por meio do projeto, eles percebem que escrever  não é 'um bicho de sete cabeças' e que com treino, disciplina e técnica é possível avançar significativamente com as produções de texto".

Para a professora Gláucia Xavier, também coordenadora do projeto, o "Redação do Enem" representa um marco na história do Campus: "O projeto é um fenômeno de notas boas no ENEM. Ele tem modificado o perfil do campus no desempenho dos alunos no Exame Nacional".

Como forma de semear os conhecimentos sobre a escrita de redações no modelo ENEM, em 2023, as coordenadoras do projeto Gláucia Xavier e Alcione Santos, com ajuda de colaboradoras e ex-monitoras do projeto de redação do IFMG Campus Ribeirão das Neves, publicaram um livro digital. Acesse abaixo o livro:

Livro digital sobre escrita de redação