Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana da Gestão 2017 promove discussões sobre Ética nos âmbitos público e privado

por Gabriela Nunes publicado: 28/06/2017 21h40, última modificação: 28/06/2017 21h40

De 20 a 22 de junho, o campus Ribeirão das Neves realizou mais uma edição da “Semana de Gestão”, evento anual que visa à interação da comunidade acadêmica com a realidade empresarial.

Este ano, a temática central foi “Ética e Gestão”, com palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos de alunos que versam sobre os desafios da ética no âmbito público e privado.

Após a abertura oficial do evento pela Diretora de Ensino Maria das Graças de Oliveira, o Engº Silvio Ricardo Comonian palestrou sobre “Qualidade e Gestão com Ética”. Um elemento importante apresentado foi que, quando não se pensa no coletivo, caminha-se para a falta de ética. O palestrante destacou a importância de se estabelecer um clima de confiança dentro das organizações trabalhando com fatos e dados.

Em seguida, houve uma Mesa Redonda com a professora Cristiane Alves Anacleto e a professora Paula Andréa de Oliveira e Silva Rezende. A primeira tratou sobre o tema “Ética no Atendimento a Clientes”, manifestando que “não se pode falar de ética sem considerar o papel individual no contexto a que ela se refere. Temos muito a caminhar no que tange essa temática, no entanto, sinto uma grande confiança na vontade de muitos de mudar o panorama do exercício da ética no Brasil.” Já a professora Paula Andréa apresentou o tema “Ética em Contabilidade”. Em sua manifestação, ela afirmou que “A ética em contabilidade perpassa por honrar a empresa desde o seu nascimento e durante toda a sua existência. Nos registros das transações das organizações devem ser rigorosamente seguidos os princípios contábeis que protegem as empresas de práticas inadequadas, como fraudes”.

Na manhã do segundo dia, os professores Antônio Marcos Murta e Helbert José de Góes debateram, respectivamente, sobre “A evolução da ética e sua presença nas empresas” e “Códigos de Ética”.  O professor Murta afirmou que, para ser ético, não basta “não fazer nada errado”, porque, a depender da situação e da postura do cidadão, isso pode ser considerado como uma atitude passiva e de negligência. Para ser ético, é preciso se envolver, se engajar, descontruir padrões. Já o professor Helbert destacou que, no atual contexto da economia global e da transparência das organizações, o desenvolvimento de padrões éticos e morais vem sendo observado em face da necessidade que o mercado impõe para melhorar a imagem das organizações perante o público.

À noite, foi ministrada uma palestra sobre “A evolução dos modelos de Administração Pública e a formação cultural e política do povo Brasileiro” pelo Professor Denis Renato de Oliveira, que destacou a importância de entender a corrupção como fenômeno humano que independe da ideologia. Ele afirmou que há que se esforçar para reduzir a corrupção no indivíduo. A seguir, houve uma apresentação dos trabalhos interdisciplinares, feita pelos alunos dos cursos de Tecnologia em Processos Gerenciais e a apresentação de um artigo dos alunos do curso Técnico em Administração (subsequente).

Por fim, a Mesa Redonda do último dia do evento recebeu o Professor Aurélio Alves Ferreira, o Professor Robert Delano de Souza Correa e o Empresário Leonardo Pena, que debateram sobre o tema “Ética e Gestão: os desafios do setor público e privado”. O professor Robert afirmou que “a gestão pública precisa ser pensada sob a perspectiva do cuidado com a cidade e a coisa pública. O compromisso dos gestores e cidadãos se fundamenta em uma ética que incorpora a participação na esfera pública não somente durante o pleito, mas durante a atuação do governo e dos legisladores, lutando por transparência e responsabilidade”. Já o empresário Leonardo Pena destacou a necessidade da responsabilidade individual, da valorização do esforço do empreendedor e da importância de sonharmos grande.

O professor Aurélio Alves Ferreira chamou a nossa atenção para a questão da alteridade em tempos de intolerância e egocentrismo. Ele nos lembrou de tragédias provocadas pelo ser humano (como o recente incêndio em Portugal e a tragédia de Mariana/MG), destacando a nossa responsabilidade individual e coletiva com o planeta, a vida e, mais que isso, com a qualidade de vida no planeta para as futuras gerações: “Nós somos seres de errância, mas precisamos acordar e parar de errar contra a vida, nossa e do outro”, disse o professor Aurélio.

As atividades do evento proporcionaram aos nossos estudantes, uma experiência enriquecedora sobre compromisso e ética na vida, no mundo da gestão e dos negócios.

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS DO EVENTO

COMISSÃO ORGANIZADORA