Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Setembro Azul no campus Ribeirão das Neves

Setembro Azul no campus Ribeirão das Neves

por Gabriela Nunes publicado: 20/09/2017 04h25, última modificação: 19/09/2017 17h08

Na semana de 11 a 15 de setembro, tivemos uma série de palestras, oficinas e atividades culturais no campus, com o objetivo de comemorarmos o Setembro Azul. O Setembro Azul representa a história de lutas e conquistas da Comunidade Surda brasileira e internacional.

No dia 10 de setembro comemoramos o Dia Mundial das Línguas de Sinais; no dia 26 de setembro, por ocasião do aniversário de fundação da primeira escola para surdos no Brasil, o Instituto Nacional de Educação dos Surdos, no Rio de Janeiro, celebramos o Dia Nacional dos Surdos, instituído pela Lei Federal 11.796 / 2008. E no dia 30 de setembro comemoramos o dia Internacional do Surdo e o Dia do Tradutor, o que inclui os nossos profissionais Tradutores e Intérpretes de Libras.

DSC_0125.JPG

O evento foi organizado por uma comissão formada por Débora Goulart, tradutora e intérprete de libras do campus e coordenadora do polo do Letras/Libras da UFSC juntamente com Marina Teles de Oliveira e Lucieni José de Oliveira, alunas da Licenciatura em Letras Libras IFMG/UFSC. As palestras e oficinas sobre acessibilidade cultural em Libras, história da educação dos surdos, curiosidades acerca da Libras, Escrita de Língua de Sinais e Língua Americana de Sinais, e a gincana,  foram ministradas e interpretadas por voluntários, em sua maioria alunos do Letras/Libras, além de servidores de outros campis do instituto e uma funcionária do Centro Cultural Banco do Brasil. São eles:

• Crislaine Barbosa Santos (Licencianda em Letras Libras  - Polo UFSC Joinville)
  • Cristiano Arruda (Licenciando em Letras/Libras polo IFMG)
  • Dinalva Andrade Martins (Arte Educadora – CCBB)
  • Gabriela Poletto Alacoque Gomes (aluna do Técnico Integrado em Informática do campus)
  • Gilberth Santos (tradutor e intérprete de libras da reitoria e bacharelando em Letras Libras)
  • Hélio Alves de Melo Neto (Licenciando em Letras/Libras polo IFMG)
  • Ivonne Azevedo Makhoul (professora de Libras do campus Ouro Branco e bacharelanda em Letras Libras polo IFMG)
  • Jefferson da Silva Botelho (tradutor e intérprete de libras do campus e tutor do Bacharelado em Letras Libras)
  • Lorena Luzia Campolina Diniz (Bacharelanda em Letras/Libras polo IFMG)
  • Marcela Moreira de Souza Marchiori ((Licencianda em Letras/Libras polo IFMG)
  • Mayke Jesus de Oliveira (Licenciando em Letras/Libras polo IFMG)
  • Rosane Lucas de Oliveira (tradutora e intérprete de libras do campus Santa Luzia)

DSC_0078.JPGSegundo a coordenadora do evento, Débora Goulart, “ações como esta contribuem para a difusão da Libras e da cultura surda na instituição, corroborando a inclusão efetiva da pessoa surda nos diferentes espaços sociais para além da escola”.

CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS FOTOS