Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SISU e Processo Seletivo 2024: orientações para matrícula dos cursos superiores
conteúdo

Notícias

SISU e Processo Seletivo 2024: orientações para matrícula dos cursos superiores

Candidatos convocados devem realizar a matrícula on-line nos dias indicados pela secretaria acadêmica. Confira as orientações e os documentos necessários.
por Gabriela Nunes publicado: 31/01/2024 13h17, última modificação: 28/02/2024 16h52

Já está disponível a lista definitiva - pós-recursos - de aprovados no Processo Seletivo 2024 para os cursos de graduação com seleção por nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os candidatos aprovados devem ficar atentos, agora, à documentação e às datas de matrículas, que serão divulgadas pela secretaria acadêmica nesta página.

1ª Chamada Processo Seletivo IFMG - matrículas de 02 a 06 de fevereiro

2ª Chamada Processo Seletivo IFMG - matrículas de 7 a 15 de fevereiro

1ª Chamada SISU - matrículas de 02 a 07 de fevereiro

2ª Chamada SISU - matrículas de 23 a 27 de fevereiro

3ª Chamada SISU - matrículas de 28 de fevereiro a 03 de março

 A matrícula deve ser realizada de forma virtual, no Sistema de Matrículas do IFMG.

Orientações 

Antes de enviar a solicitação de matrícula, os candidatos devem observar o passo a passo no tutorial abaixo e acessar o PDF com orientações detalhadas.

Veja o tutorial básico do sistema de matrículas:

 

Candidatos chamados para vagas reservadas (L1, L2, L5, L6, V3985) devem inserir, nos campos indicados, a documentação comprobatória da vaga inscrita.

O candidato que for chamado para ocupar a vaga de Ampla concorrência (A0) pode apresentar somente os documentos de Ampla Concorrência, mesmo que tenha concorrido nas vagas reservadas.

Acesse aqui os documentos exigidos para cada modalidade de vaga.

Acesse aqui os anexos do edital

Etapas para realização da matrícula

1- Cadastro no Sistema de matrículas (www.matricula.ifmg.edu.br)

Nas datas indicadas para sua matrícula, faça seu cadastro e preencha o menu "Dados Gerais’’ e ‘’Grupo familiar’’, conforme tutorial do Sistema de Matrículas.

2- Anexar Documentação:

Digitalize e anexe no menu "Documentos"’, do Sistema de Matrículas, a documentação e anexos de acordo com a vaga inscrita.

Obs.: Nos documentos Específicos "E1" do Sistema de Matrículas, inclua os "Formulários Básicos para Matrícula".

3- Solicitar matrícula:

Verifique se há alguma pendência, conforme tutorial do Sistema de matrículas.

Quando tudo estiver correto, clique em Editais de matrícula, depois em Solicitar matrícula.

Aguarde o setor responsável analisar a sua documentação, caso algum documento esteja errado ou faltando, constará no sistema. Você poderá substituir ou anexar novos documentos depois que a situação da sua matrícula mudar de "Em análise" para "Documentação incorreta".

Corrija sua documentação e solicite nova análise.

Quando a documentação estiver correta, após as análises a matrícula estará pronta, e aparecerá no histórico: Solicitação de matrícula confirmada com sucesso.

Para as vagas dos candidatos L2 e L6, após a entrega e análise dos documentos e anexos, os candidatos serão convocados pela banca de heteroidentificação e depois do parecer DEFERIDO, a matrícula será confirmada com sucesso.

Caso ainda encontre dúvidas ao realizar a inserção de dados e documentos no sistema, entrar em contato pelo e-mail secretaria.ribeirao@ifmg.edu.br 

Excedentes e Lista de Espera:

Após a matrícula dos candidatos aprovados na chamada regular, os candidatos excedentes poderão ser convocados da segunda chamada em diante. É responsabilidade do candidato acompanhar as chamadas publicadas no site. O IFMG não envia e-mail aos candidatos convocados.