Você está aqui: Página Inicial > NOSSOS CURSOS > Nível Superior > Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação

Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação

por flavio.mendonca publicado 19/11/2018 13h59, última modificação 07/11/2023 21h21

Coordenador do curso: Prof. Dr. Rodrigo Hiroshi Murofushi

E-mail: eng.automacao.sabara@ifmg.edu.br

Modalidade: Presencial
Horário das aulas: 17h00 às 22h20
Carga horária total do curso: 3.600 horas
Duração: Mínimo: 10 (dez) semestres / Máximo: 20 (vinte) semestres
Vagas: 40
Ingresso: Processo Seletivo do IFMG, Transferência Interna, Transferência Externa e Obtenção de Novo Título

Horário de Atendimento: (2023.1)

Segunda

Terça

Quarta

*Local de Atendimento: G117 ou G114

Apresentação

O curso de Engenharia de Controle e Automação é uma área da engenharia que abrange conhecimentos interdisciplinares em eletrônica, computação, mecânica e automação, visando capacitar os estudantes a projetar, desenvolver e implementar sistemas automatizados e de controle presentes em diversos setores industriais e tecnológicos. Os alunos são expostos a disciplinas que incluem eletrônica e circuitos, teoria de controle, automação industrial, robótica, instrumentação, sistemas embarcados, programação e acionamentos elétricos, bem como aplicações de inteligência artificial.

Objetivo geral

O objetivo geral do curso é formar engenheiros qualificados com formação superior, priorizando uma visão globalizada, capaz de propor soluções para resolver os problemas com senso crítico mantendo um padrão de referência que responda aos grandes desafios científicos e tecnológicos do país. O Engenheiro de Controle e Automação formados no IFMG campus Sabará serão capazes de analisar, projetar, desenvolver, implementar, avaliar, manter e adaptar sistemas de controle e automação, mantendo uma visão ética e humanista, com base nas políticas nacionais, nos diagnósticos de necessidades e oportunidades para as indústrias em geral.

Documentos oficiais do Curso:

Área de atuação:

1. Indústria de Mineração: projeto, implementação e otimização de sistemas automatizados que visam melhorar a eficiência e segurança das operações.
  2. Indústria Automotiva: Desenvolvimento e implementação de sistemas de automação para linhas de montagem, controle de qualidade e testes de veículos.
  3. Indústria de Manufatura: Automação de processos industriais, otimização de linhas de produção e controle de sistemas de fabricação.
  4. Indústria de Alimentos e Bebidas: Projetos de automação para linhas de produção de alimentos, controle de processos de fabricação e sistemas de embalagem automatizados.
  5. Indústria Química e Petroquímica: Controle de processos de produção, segurança e monitoramento de sistemas complexos.
  6. Indústria Farmacêutica: Automação de sistemas de produção de medicamentos, controle de qualidade e conformidade regulatória.
  7. Indústria de Energia: Controle de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, além de automação em usinas eólicas e solares.
  8. Robótica Industrial: Desenvolvimento e programação de robôs industriais para automação de tarefas em linhas de produção.
  9. Sistemas de Automação Residencial: Projetos de automação residencial, envolvendo sistemas de segurança, controle de iluminação, ar-condicionado, entre outros.
  10. Automação de Edifícios e Infraestrutura: Controle de sistemas em edifícios comerciais, hospitais e instalações públicas para eficiência energética e conforto dos ocupantes.
  11. Sistemas Embarcados e Internet das Coisas (IoT): Desenvolvimento de sistemas embarcados e soluções de IoT para controle e monitoramento remoto.
  12. Controle de Processos Industriais: Otimização e controle de processos complexos, como refinarias, plantas químicas e sistemas de tratamento de água.
  13. Engenharia Biomédica: Desenvolvimento de dispositivos médicos automatizados e sistemas de suporte à vida.
  14. Pesquisa e Desenvolvimento: Atuação em institutos de pesquisa e empresas de inovação, buscando novas tecnologias e soluções no campo da automação e controle.