Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do curso de Sistemas de Informação do IFMG-Sabará apresentam pesquisas em congresso científico

Os alunos Lucas Laet e Matheus Henrick apresentaram suas pesquisas na categoria de artigo completo no Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC) 2023 de forma virtual
publicado: 23/11/2023 17h14, última modificação: 23/11/2023 17h14

Os alunos do curso de Sistemas de Informação do IFMG-Sabará, Lucas Laet e Matheus Henrick, apresentaram suas pesquisas no Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC) 2023. O evento, realizado de forma remota entre os dias 07 a 11 de novembro, contou com a participação dos estudantes que abordaram temas como a oferta de bolsas do CNPq na área de Computação entre 2015 a 2022 e a análise preditiva dos resultados da Copa do Mundo de Futebol Masculino 2022.

O artigo "UMA PERSPECTIVA DOS INSTITUTOS FEDERAIS EM MINAS GERAIS SOB A ANÁLISE HISTÓRICA DE BOLSAS OFERTADAS PELO CNPQ PARA A ÁREA DA COMPUTAÇÃO ENTRE 2015 A 2022", foi desenvolvido pelo aluno Lucas, com orientação dos professores Renato Miranda Filho e Carlos Alexandre Silva, do IFMG - campus Sabará. O trabalho faz uma análise sobre a alocação de recursos científicos disponibilizados pelo CNPq para instituições federais de ensino na área da computação, avaliando a discrepância entre governos e mudanças na disponibilidade de bolsas ao longo de 2015 a 2022. O trabalho completo pode ser encontrado AQUI.

Já o trabalho "RESULTADOS DA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL MASCULINO 2022: ANÁLISE PREDITIVA ORIENTADA A DADOS", foi desenvolvido pelo aluno Matheus, com orientação do professor Carlos Alexandre do IFMG - Sabará e professor Danilo Boechat, da PUC - MG. O trabalho traz uma abordagem de análise preditiva para os resultados da Copa do Mundo de Futebol Masculino, usando quatro algoritmos de aprendizagem supervisionada com base em dados históricos das seleções antes do torneio de 2022. O trabalho completo pode ser acessado AQUI.