Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de Extensão Práticas Corporais Chinesas: Movimento e Saúde

Projeto de Extensão Práticas Corporais Chinesas: Movimento e Saúde

publicado: 13/09/2016 18h15, última modificação: 16/09/2016 10h55

Entre agosto e setembro deste ano, ocorreram as vivências de prática de ensino de Tai Chi Chuan do Projeto de Extensão “Práticas Corporais Chinesas: Movimento e Saúde
em quatro Unidades de Saúde do Município de Sabará.

As alunas do curso de formação de instrutores em Práticas Corporais Chinesas tiveram a oportunidade de vivenciar a condução de aulas de Tai Chi Chuan nas Unidades Ravena, Fátima II, Pompéu e Novo Alvorada. O Professor José Marcello Salles Giffoni, Técnico em Assuntos Educacionais do IFMG Campus Sabará, orientou essas vivências com os usuários do SUS.

“Enquanto a população de Sabará ganha mais um recurso técnico de baixo custo para Promoção da Saúde, os alunos do IFMG Sabará usufruem do Programa Saúde na Escola. Foi também oportunidade ímpar para conhecer melhor as diferentes regiões de Sabará e, assim, aprofundar o conhecimento das demandas do município e ampliar os horizontes de parceria com o IFMG.” (Depoimento do Professor José Marcello)

As vivências atenderam uma média de 25 pessoas por unidade gerando uma resposta muito positiva e provocando o interesse dos participantes que solicitaram a inserção dessa prática corporal nas unidades.

A formação de 80 horas terminou na última sexta-feira, dia 09 de setembro de 2016, com uma avaliação dos conhecimentos trabalhados entre março e setembro. As alunas fizeram avaliações escrita dos fundamentos conceituais das Práticas Corporais Chinesas e sobre Políticas Públicas de Saúde e prática sobre os movimentos treinados durante o curso.

A partir de agora o grupo terá um encontro mensal durante seis meses com o Professor Marcello Giffoni para aperfeiçoar as técnicas e discutir a inserção do Tai Chi Chuan nas comunidades de Saúde de Sabará.

Segundo a enfermeira Louise Campelo, aluna do curso, o aprendizado do Tai Chi Chuan agregou outros olhares sobre o cuidado com os usuários do SUS e com ela mesma, proporcionando um sono melhor, mais paciência e equilíbrio.

Fátima II 6.JPG

Novo Alvorada 1.JPG

Novo Alvorada 2.JPG

Pompéu 2.JPG

Ravena 2.JPG

Fotos: Alunos e alunas do Tai Chi Chuan e o Professor José Marcello Salles Giffoni.
Arquivo do Professor  José Marcello Salles Giffoni.