Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2ª Maratona de Programação Intercampi do IFMG recebe inscrições até 09/10

2ª Maratona de Programação Intercampi do IFMG recebe inscrições até 09/10

publicado: 06/10/2020 17h32, última modificação: 06/10/2020 17h32

Estão abertas, até 9 de outubro, as inscrições para a 2ª Maratona de Programação Intercampi do IFMG, uma iniciativa dos professores dos cursos da área de Computação e áreas afins dos campi do Instituto.

A competição é destinada aos alunos regularmente matriculados em cursos técnicos ou superiores do IFMG e tem o intuito de estimular o interesse pela Computação e por Ciências em geral e identificar talentos e vocações entre os estudantes, proporcionando-lhes novos desafios e incentivando-os a seguir carreiras nas áreas de ciência e tecnologia. A maratona também tem o propósito de ampliar a visibilidade dos cursos ofertados pelo Instituto, bem como a dos estudantes, de maneira a favorecer o acesso ao mercado de trabalho.

A 2ª Maratona de Programação Intercampi do IFMG será realizada em quatro modalidades de programação. Serão ofertadas 100 vagas para cada modalidade.  São elas:

- Duas modalidades para alunos do ensino médio/técnico: Técnico Nível 1 (alunos do 1º ano) e Técnico Nível 2 (alunos do 2º e 3º anos);

- Duas modalidades para alunos do ensino superior/graduação: Superior Nível 1 (alunos do 1º período) e Superior Nível 2 (alunos a partir do 2º período).

As tarefas da prova versarão sobre problemas de programação, com uso de computador, exigindo conhecimento de estruturas de dados e técnicas de programação. O vencedor em cada nível será o aluno que resolver a maior quantidade de problemas na competição.

A Maratona será realizada em fase única online no dia 22 de outubro de 2020, dentro das atividades da Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG.

Inscrições - As inscrições dos alunos deverão ser registradas em um formulário do Google que será disponibilizado aos professores orientadores (coaches) no período de 05/10/2020 a 09/10/2020. O acesso para preenchimento do formulário deve ser feito com o email institucional do IFMG (id@ifmg.edu.br).

Para saber mais sobre a competição, acesse o Regulamento.

Campus Betim será responsável pela plataforma da competição

A 2ª maratona será promovida via Robotest, sistema de avaliação e aprendizado de algoritmos criado no Campus Betim utilizada nos cursos técnicos e superiores.

De acordo com o professor Maurício Monteiro, além do uso na competição, o sistema será compartilhado com os demais campi do IFMG para uso em atividades acadêmicas. "É uma grande satisfação saber que um sistema construído em conjunto com nosso estudantes poderá contribuir para atividades nas demais unidades do IFMG", comentou o professor Maurício.