Você está aqui: Página Inicial > Ingresso > Exame de Seleção e Vestibular

Exame de Seleção e Vestibular

por comunicacao.betim publicado 22/04/2016 00h57, última modificação 26/05/2023 09h36

O IFMG-Campus Betim oferece cursos técnicos integrados ao ensino médio e cursos superiores. A seleção para os cursos é realizada de forma integrada junto aos demais campi do IFMG. Para saber mais, acesse o site.

Cursos técnicos

Os cursos técnicos integrados ao ensino médio são direcionados para estudantes egressos do ensino fundamental (9º ano). A seleção é realizada anualmente no segundo semestre, por meio de prova. Desse modo, os candidatos realizam a prova ao final do 9º ano e, ingressam no ano seguinte em um curso técnico integrado ao ensino médio.  O IFMG-Campus Betim oferta os cursos técnicos em Automação Industrial, Mecânica e Química. Para conhecer outros cursos em diferentes campi do IFMG, clique aqui.

Quer se preparar para o processo seletivo? Acesse as provas antigas aqui. Acesse o curso preparatório online aqui.

Cursos Superiores

O IFMG-Campus Betim oferta os cursos Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação, no turno da noite. O ingressos nesses cursos ocorre de duas formas:

• SISU: Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do governo federal que seleciona estudantes para instituições federais e estaduais de ensino superior. Para participar do Sisu é imprescindível que o estudante tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenha zerado na redação. É a partir da nota no exame que o candidato poderá pleitear uma vaga no IFMG-Campus Betim. Para saber mais, acesse: http://sisu.mec.gov.br/
  • Processo Seletivo Próprio com aproveitamento de notas do ENEM: é preciso ter feito as provas do Enem em pelo menos uma das dez últimas edições do Exame (2013 a 2022), sem ter obtido nota zero em nenhuma das provas, incluindo a redação. O processo seletivo é anual, sendo divulgado no segundo semestre.

Quer se preparar para o ENEM? Acesse o curso on-line Pré-ENEM na Plataforma +IFMG.

Conheça mais sobre o IFMG: