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Programas e Projetos

por alessander.thomaz publicado 22/04/2016 01h17, última modificação 01/09/2021 08h52

Projetos de pesquisa aprovados por editais internos

Projetos em execução 2021:

 

Desafios e possibilidades para a educação histórica no ensino técnico integrado ao ensino médio: um estudo diagnóstico

Coordenadora Profª Martha Rebelatto

O objetivo deste trabalho é analisar, com base no arcabouço teórico-metodológico das pesquisas em ensino de História, como os alunos do IFMG - Campus Betim matriculados na primeira, segunda e terceira séries do ensino médio acessam e interpretam o conhecimento histórico e em que medida são capazes identificar a complexidade dos processos históricos e a instrumentalização para o pensar que esta pode lhes oferecer para o enfrentamento dos desafios da vida cotidiana. Para tanto, serão utilizadas metodologias quantitativas e qualitativas de coleta de informações com alunos, seus responsáveis legais e professores, lançando-se mão de questionários específicos de pesquisa de opinião e conversas com grupos focais. A reflexão parte do contexto de incertezas que rondam o ensino de História e da identificação de uma formação histórica deficiente junto aos alunos que ingressam no IFMG. As alterações na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que organiza o ensino médio por áreas de conhecimento, e não mais por disciplinas, também ampliam as inseguranças em relação à organização dos currículos e à oferta de material didático básico para os alunos. Diante desse cenário, a investigação contribui para se entender melhor a construção cognitiva que alicerça as críticas aos fazeres e ao ensino da História, mas também como argumentar contra visões estreitas, na busca pelo diálogo institucional e por uma formação histórica de qualidade para os estudantes do IFMG - Campus Betim.

 

Construção e Modelagem de um Drone Quadrirrotor Usando Redes Neurais

Coordenador: Leandro Freitas de Abreu

Este projeto propõe a construção de um drone quadrirrotor e sua modelagem matemática usando redes neurais artificiais. Esta proposta é uma evolução de um projeto já realizado anteriormente, mas com um drone em escala reduzida de 15 cm de comprimento, em contraste com o drone aqui proposto com 45 cm de comprimento. A motivação para a realização do projeto é possibilitar o estudo e desenvolvimento de técnicas de modelagem, identificação e controle de sistemas dinâmicos aplicados a esse tipo de veículo, que tem sido usado em diversas aplicações. No desenvolvimento será realizada a compra dos componentes do drone, a montagem física da estrutura e da instrumentação. Após a montagem do drone, serão realizados ensaios dinâmicos, com o objetivo de gerar dados para a identificação do sistema. Os dados serão utilizados para construir modelos dinâmicos usando diferentes estruturas de redes neurais artificiais. Ao final, os modelos obtidos serão comparados e avaliados. Espera-se que o modelo obtido do drone possa ser usado futuramente para síntese de controladores, em diferentes arranjos. O drone construído também poderá ser usado futuramente em competições por estudantes do ensino técnico integrado, como a competição Fórmula Drone SAE BRASIL, de modo a promover a verticalização e o contato de estudantes do ensino técnico com estudantes de engenharia.

  

Ser mulher comunista: Dirce Machado, a cultura política comunista e a Revolta Camponesa de Trombas e Formoso (1955-1964)

Coordenador: Paula Elise Ferreira Soares

O objetivo deste projeto de pesquisa é compreender como a cultura política comunista conformou uma identidade feminina específica que levou a militante Dirce Machado a se tornar líder de um grupo de mulheres que atuou na revolta camponesa de Trombas e Formoso (GO, 1955-1964). No começo dos anos 1950 Dirce Machado, sob orientação do PCB, se mudou para Trombas e Formoso, uma região do norte de Goiás que estava sendo ocupada por centenas de posseiros e disputada por grileiros. Junto a outros quatro militantes comunistas, Dirce pretendia organizar os trabalhadores rurais e impedir sua expulsão das terras. Ao chegar à região foi surpreendida pelas péssimas condições de vida das famílias dos posseiros, em especial das mulheres, as quais, além da miséria, eram submetidas a violências físicas e psicológicas pelos homens da região. Dirce, então, organizou um trabalho político junto a um grupo de donas de casa dedicando-se a ensinar-lhes desde noções de higiene até a ideologia comunista. As posseiras que se uniram a Dirce formaram um grupo guerrilheiro que possuiu destacada atuação na revolta de Trombas e Formoso e, juntas, passaram a exigir, além do acesso à terra, uma nova postura por parte dos homens da região. Ao se ocupar da organização política das mulheres do norte de Goiás, visando libertá-las da opressão masculina e agrária, Dirce Machado se utilizou do repertório cultural partilhado pelo PCB acerca da questão feminina e, nesse processo, reafirmou sua própria identidade de gênero. Através da metodologia da história oral esta pesquisa pretende analisar a trajetória de Dirce no movimento camponês goiano, suas memórias sobre o evento e, sobretudo, analisar os significados atribuídos por ela à experiência de ser mulher no meio rural brasileiro em oposição a de ser uma mulher comunista.

 

Modelagem, Simulação e Controle de Conversores em uma Microrrede de Geração Distribuída

Coordenador: Leandro Freitas de Abreu

A microgeração distribuída de energia elétrica tem ganhando importância econômica e sustentável nos anos recentes. Para uma aplicação segura, faz-se necessário o emprego de técnicas adequadas de controle de conversores de modo a garantir que os parâmetros da rede se mantenham em níveis aceitáveis, especialmente em casos de conexão ou desconexão de cargas elevadas. A técnica de controle denominada positive-negative synchronverter se mostrou efetiva no controle de conversores ligados à rede, mas ainda não foi avaliada em uma microrrede, com um ou vários conversores implementando essa técnica de controle. Este projeto propõe a simulação de uma microrrede de geração distribuída, desconectada da rede elétrica, com um ou mais conversores que implementam a técnica positive-negative synchronverter. O projeto avaliará, em ambiente de simulação, o desempenho do algoritmo na rede e oportunidades de aprimoramentos na modelagem, simulação e controle dos conversores em rede.

 

A emergência da "Era tecnológica": investigações a partir da obra "O conceito de Tecnologia" de Álvaro Vieira Pinto

Coordenador: Lucas Carvalho Soares de Aguiar Pereira

A proposta visa analisar a crítica ao conceito de "era tecnológica" proposta por Álvaro Vieira Pinto em "O conceito de tecnologia", investigando a emergência dessa noção e as relações dessa noção com pressupostos ideológicos do desenvolvimento nacional. A visão de história de Vieira Pinto orienta seu método e sua perspectiva. Propõe-se uma atualização da crítica de Álvaro Vieira Pinto, a partir do conceito de tecnodivesidade de Yuki Hui. 

 

18 anos da Lei 10.639/03 e o ensino de Biologia no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Coordenador: Profª visitante Amanda Cardoso de Oliveira Silveira Cassette

O presente projeto objetiva investigar a implementação da Lei 10.639/03 e de uma Educação das Relações Étnico-Raciais (ERE) a partir do ensino de Biologia no contexto do Ensino Médio Técnico Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Para isso, pretende-se examinar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFMG, analisar a prática didático-pedagógica e a relação com os materiais didáticos experimentados pelos docentes das áreas de Biologia, avaliar a presença da temática inserida na tríade ensino, pesquisa e extensão do IFMG e o desenvolvimento de uma plataforma digital de divulgação científica de afro-brasileiros na área de Biologia. Desta forma, espera-se que o projeto contribua com o campo de estudo das práticas educativas em Educação Tecnológica.

 

A interdisciplinaridade e o Currículo Referência de Minas Gerais a partir da Lei nº 13.415/17 e da BNCC no contexto das escolas-piloto da rede estadual

Coordenador: Katia Regina de Sá

 As diretrizes apresentadas no Currículo Referência de Ensino Médio do Sistema de Ensino do Estado de Minas Gerais (CREM), alinhadas com a Lei nº 13.415/17 e com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orientam a construção de projetos pedagógicos referenciados na interdisciplinaridade, impondo a necessidade de maior aproximação entre os componentes curriculares que compõem as diferentes áreas do conhecimento. As novas normativas presumem mudanças nos arranjos curriculares que afetarão o trabalho docente e os processos de ensino e aprendizagem. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) desenvolve uma experiência em treze escolas-piloto, com o propósito de antecipar as soluções e garantir uma expansão exitosa do CREM em 2022 para a rede estadual. Com o intuito de acompanhar o processo de reorganização curricular em curso, o objetivo desta pesquisa é investigar as estratégias empregadas na efetivação da interdisciplinaridade expressas no CREM a partir da Lei nº 13.415/17 e da BNCC, no contexto das escolas-piloto da SEE-MG. A metodologia contemplará a integração entre métodos quantitativos e qualitativos em diferentes fases do processo investigativo, combinando técnicas de análise documental, questionários, entrevistas narrativas e grupo focal. O processo investigativo será composto por três fases: análise das prescrições curriculares; sondagem das experiências desenvolvidas nas escolas-piloto; análise de experiências interdisciplinares. Os dados produzidos serão analisados e submetidos à triangulação a fim de caracterizar a interdisciplinaridade nas experiências das escolas-piloto e as contribuições das prescrições curriculares na efetivação de tais experiências. Espera-se que a pesquisa produza conhecimentos relevantes para o acompanhamento da reforma do ensino médio, para os coletivos das escolas de Ensino Médio e para os cursos de formação inicial e continuada de professores.

  

Geotecnologias associadas para o levantamento e análise das áreas verdes e vigor da cobertura vegetal frente à ocupação e expansão urbana em Betim – Minas Gerais

Coordenador: Paulo Eduardo Alves Borges da Silva

Diante da importância da presença de áreas verdes no espaço geográfico sob os aspectos físicos ou humanos e levando em consideração as benesses da cobertura vegetal para a qualidade socioambiental de um município, torna-se importante identificar e monitorar esses estratos na paisagem. A distribuição da vegetação nas cidades pode nortear frentes de legislação e gestão em prol de um planejamento que conjugue preservação e urbanização. O uso de ferramentas geotecnológicas, principalmente o sensoriamento remoto, permitem não só a identificação das manchas verdes no território como também seu vigor vegetativo. A proposta dessa pesquisa é produzir um levantamento da cobertura vegetal total recente do município de Betim - Minas Gerais a partir de uma fotointerpretação e classificação manual de imagens de satélite comparada ao processamento do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) Landsat-8. O principal resultado esperado é um mapeamento binário: verde versus ambiente alterado. O desafio consta na aplicação de uma metodologia complementar utilizando produtos disponíveis gratuitamente. Espera-se com o desenvolvimento da proposta que a equipe de trabalho identifique os principais cinturões municipais ampliando seu conhecimento sobre o território, produza e divulgue resultados quantitativos a respeito do dossel e faça apontamentos dos aspectos legais, incluindo áreas suprimidas e os caminhos do plano diretor da municipalidade.

  

Avaliação da determinação de íons Co2+ e Ni2+ por espectrometria UV-vis após extração em sistema bifásico contendo D2HPA

Coordenador: Fernando Mota de Oliveira

A quantificação dos cátions de níquel e cobalto é tema atual de pesquisas já que ambos possuem aplicação industrial, têm papel em processos biológicos e podem ser prejudiciais à saúde humana. Os métodos tradicionais de análise demandam equipamentos de alto custo ou tratamentos matemáticos complexos, o que inviabiliza a análise em laboratórios de pequeno porte. Portanto, o desenvolvimento de metodologias alternativas mais simples e de menor custo ampliaria a capacidade de análise para diferentes propósitos.

  

Estudo da viabilidade de aplicação de processos de conformação mecânica por deformação plástica severa em escala industrial

Coordenador: André Fonseca Félix

Técnicas de deformação plástica severa (SPD) vêm sendo exploradas por diversos pesquisadores ao redor do mundo há pelo menos 30 anos e sendo aplicadas aos mais diferentes tipos de materiais como uma oportunidade de obter um notável refino de grão em sólidos cristalinos. Sabe-se que o número total de técnicas SPD excedem 60 e o desenvolvimento de novos métodos é esperado para o futuro. As diferenças relevantes entre eles são principalmente em relação a deformação imposta, a forma da peça de trabalho, a tensão aplicada por passe e a carga de processamento necessária. Sob o ponto de vista da forma do material, os processos SPD podem ser classificados como adequados para a conformação de peças volumosas, chapas ou componentes tubulares. Dentre os mais comuns métodos de deformação plástica severa estão: extrusão angular por canais iguais (equal channel angular pressing – ECAP), torção sob elevada pressão (high pressure torsion -HPT), compressão multiaxial cíclica – (multi-axial compression – MAC) também conhecida como MDF (multi-directionall forging) e união por laminação acumulativa (accumulative roll bonding – ARB). Contudo, grande parte das pesquisas e desenvolvimento em SPD são realizadas em escala laboratorial, com amostras de tamanho reduzido e maquinário relativamente simples. Nesse contexto, o presente projeto de pesquisa busca avaliar a aplicabilidade desses processos em escala industrial a partir de revisão da literatura e análise dos possíveis contextos para aplicação manufatureira.

 

Sistema automatizado de reuso de água em destiladores – etapa 2

Coordenador: Reginaldo Vagner Ferreira 

O uso racional da água é considerado hoje, não apenas uma inciativa desejável, mas absolutamente necessário para garantir a sobrevivência das próximas gerações. Associada a esta noção fundamental de sustentabilidade, tem-se os custos dispendidos com a aquisição e o descarte deste recurso essencial. Nos laboratórios de química do IFMG, apenas com o processo de destilação de água, chega-se a consumir mensalmente, aproximadamente 5000 litros de água. A partir deste contexto, no ano de 2020 foi desenvolvida a primeira etapa de um projeto de um sistema automatizado de reuso de água para destiladores. Desta primeira etapa, apesar das limitações impostas pela pandemia de Covid-19, a equipe seguiu com os trabalhos, sendo que os resultados alcançados foram: o desenvolvimento de um sistema automático de reuso de água, instalado, mas ainda com necessidades de melhoria, que garantam a segurança e a confiabilidade; e análises físico-químicas da água, que comprovam a viabilidade do reuso no processo de destilação. Para que possa ser liberado para uso no cotidiano dos laboratórios de química, portanto, o presente projeto propõe o que está sendo chamado de segunda etapa, que inclui o desenvolvimento de melhorias de ordem técnica, além da elaboração de um aplicativo de monitoramento das condições do sistema. Para tanto, será necessário um bolsista PIBIC proveniente do curso de engenharia de controle e automação. Tal projeto, além dos evidentes ganhos ambientais e econômicos, pretende gerar consciência sustentável, não apenas nos envolvidos diretamente com a pesquisa, mas em toda a comunidade acadêmica.

  

Projeto de Observadores de Estados aplicando abordagens de otimização multiobjetivo

Coordenadora: Flavia Cordeiro Martins 

O presente projeto consiste em modelar matematicamente uma planta de controle em espaço de estados e projetar observador de estados em uma planta didática de ensaios em um drone.  A modelagem de sistemas de controle a partir da representação no espaço de estados possibilitou a análise e projeto de observadores e controladores em sistemas multivariáveis. Desta forma objetiva-se obter técnicas de controle baseada em observadores de estados aproximadamente ótimas aplicando técnicas de otimização multiobjetivo. A implementação do projeto do observador e da técnica de controle por realimentação de estados aplicando técnicas de otimização é interessante devido a limitação do número de sensores em plantas industriais, seja pelo alto custo destes elementos ou espaço físico reduzido. Este projeto possibilitará realizar ensaios com a planta didática de ensaios  e com a presença de variáveis exógenas tais como ruídos e perturbações. 

 

Um Estudo de Processos de Baixo Custo de Digitalização e Reconstrução Digital 3D Visando Aplicações em Biomodelos

Coordenador: Wanderson de Oliveira Leite

Com o aumento da expectativa de vida da população há uma crescente demanda pela substituição de partes do corpo humano, exigido com maior frequência, que elas, sejam corrigidas ou substituídas com o uso de prótese, ortoprótese e dispositivos ortopédicos. Para Hieu et al. (2005) a tecnologia emergente para auxiliar esta finalidade é a Manufatura Aditiva (MA) aplicada a medicina. Isto se deve, a natureza única da morfologia de cada pessoa, que por vezes, necessita de produtos personalizados que não podem ser fabricados por processos tradicionais de produção. Entretanto, para isto, se faz necessário o uso de metodologias especificas de Desenvolvimento de Produto como a Engenharia Reversa (ER), e dentro desta, de técnicas capazes de transferir para o meio digital, informações morfológicas e aspetos ergonômicos, como por exemplo, a digitalização e reconstrução digital 3D.  Nesta metodologia o processo inicia com a digitalização tridimensional (3D), que consiste em transferir dados do objeto para meio digital com o auxílio de sistemas de digitalização 3D, e depois, trabalhar estes dados com técnicas e softwares de digitalização e reconstrução. Neste contexto, o que se vê, na prática, é que apesar de serem técnicas bem desenvolvidas na área industrial, existem especificidades em seu uso área biomodelos que dificultam sua difusão e aplicação (SILVA, 2019). Assim, este plano de trabalho objetiva, a implementação de uma metodologia para auxiliar na digitalização e reconstrução digital 3D, que possam ser utilizadas em itens da área médica como próteses e demais dispositivos de auxílio. Para tal, foco em sistemas de baixo custo ou gratuitos, serão testados e aplicados diversos sistemas de digitalização 3D, ferramentas computacionais e impressoras 3D por Fused Deposition Modeling (FDM), pretendendo assim, implementar um cenário capaz de produzir biomodelos computacionais ou físico.

  

Projetos concluídos - 2020

Otimização Topológica Tridimensional Baseada em Confiabilidade Estrutural

Coordenador: Prof. Helio Luiz Simonetti

A confiabilidade de um projeto de engenharia é a probabilidade de atender a certas demandas sob certas condições. Este projeto visa o estudo e aplicação da Otimização topológica baseada em confiabilidade (Reliability-based Topology Optimization, RBTO) em problemas de elasticidade para a determinação da configuração final em estruturas tridimensionais com o uso de critério da mínima compliance, buscando a minimização do volume e mantendo sua rigidez, satisfazendo certos requisitos de confiabilidade. Para atingir tal fim, devem ser desenvolvidos dois modelos numéricos: a) Modelo de Elementos Finitos para análise linear elástica tridimensional, b) Modelo de confiabilidade estrutural com abordagem Performance Measure Approach (PMA) usando o First-Order Reliability Method (FORM) para estimar o gradiente da probabilidade de falha. O processo de otimização empregado será a otimização evolucionária estrutural, Evolutionary Structural Optimization (ESO) e o Smoothing Evolutionary Structural Optmization (SESO), que se baseiam na retirada sistemática e gradativa dos elementos seguindo um conjunto de critérios de sensibilidades. Avaliações comparativas devem ser realizadas com base em casos clássicos da literatura para determinar a topologia ótima tridimensional.

  

Estudo do ruído estrutural e seu controle em automóveis

Coordenador Prof. Visitante Rogerio Gondim Costa

Resumo: Este estudo aborda o tema de conforto vibroacústico em automóveis e propõe realizar uma ampla pesquisa sobre ruído estrutural, formas de mitigação, materiais de absorção sonora e testes experimentais de ruído. O ruído estrutural em automóveis é aquele que é transmitido pela estrutura, partindo da vibração de fontes geradoras e propagado no habitáculo, abrangendo a faixa de baixa e médias frequências. O controle deste tipo de ruído envolve soluções ligadas aos isoladores de vibrações ou à estrutura do veículo, mas, que são eficazes quando realizadas durante a fase de concepção do projeto, porém, para um problema identificado em fases mais avançadas de desenvolvimento, pode não ser factível devido à complexidade. Estudos recentes demonstram que a aplicação de material de absorção sonora, amplamente utilizados para atenuação de ruído de altas frequências, pode ser eficaz para refinamento de ruído de médias frequências, com a vantagem de apresentarem custo relativamente baixo, demandarem curto tempo de desenvolvimento e são de fácil aplicação. Este trabalho propõe realizar uma ampla pesquisa bibliográfica sobre o tema, além de aprofundar em análises de propostas que envolvam aplicação de material de absorção sonora.

Na sequência pretende-se selecionar um isolamento de material poroso de fibra têxtil, de aplicação automotiva, para testar em um veículo. Os testes serão realizados em um veículo com e sem o isolamento para avaliação de sua efetividade no comportamento acústico, na faixa de frequência de interesse, em condições em que o ruído estrutural é predominante, tais como aceleração veloz, na qual o ruído do motor prevalece e em velocidades constantes em marchas altas, onde o ruído do conjunto pneu e suspensão sobressai.

 

Leituras do passado, visões do presente: as representações da sociedade escravista do Brasil Império em dois romances históricos do século XXI

Coordenadora: Martha Rebelatto

O presente projeto dialoga com o campo da cultura e com a história social da cultura, buscando entender a complexa articulação entre o pensamento e a realidade histórica.  Nos interessa entender as condições socio-históricas da escrita e publicação dos romances “Um defeito de cor”, da Ana Maria Gonçalves, e “O crime do cais do Valongo”, da Eliana Alves da Cruz. Ambas autoras criaram narrativas sobre o Brasil escravista do século XIX em diálogo com os desafios e situações históricas concretas do presente. A problemática proposta irá nos permitir discutir gênero, raça e etnia, mas também como estes estão relacionados a aspectos educacionais, culturais e econômicos históricos de nosso país.  Do ponto de vista metodológico, a análise histórica se baseará na leitura dos romances, pesquisa sobre publicação e circulação das obras e entrevistas com as autoras, procurando contextualizar as condições de produção das fontes e estabelecer relações entre elas. Espera-se, ao final do projeto, construir uma reflexão sobre a relação entre história e literatura, entendendo como a literatura pode nos ajudar a estabelecer reflexões que nos auxiliem a entender as continuidades e rupturas dos processos históricos, especialmente em relação ao racismo estrutural.

 

Sistema automatizado de reuso de água para o destilador dos laboratórios de química

Coordenador: Reginaldo Vagner Ferreira

É crescente o apelo ambiental voltado à criação de uma sociedade mais sustentável, em defesa das gerações futuras. A água, como recurso natural indispensável à vida, deve ser utilizada de maneira racional e sempre que possível reaproveitada. Muitos processos produtivos utilizam a água como meio de resfriamento de equipamentos que produzem calor, como é o caso de destiladores utilizados em laboratórios de química. Por vezes, a água que retira calor destes equipamentos, é descartada após o uso, tendo impactos econômicos e ambientais. Este trabalho apresenta uma proposta de projeto de pesquisa para desenvolvimento de um sistema de reaproveitamento da água utilizada no destilador do laboratório de ensino e pesquisa na área de química, do IFMG campus Betim. Espera-se, com este projeto, agregar tecnologia automatizada de baixo custo, desenvolvida pelos próprios estudantes do campus, evitar o desperdício de água, e o despertar da comunidade acadêmica para ações que promovam a sustentabilidade.

  

Painel de Monitoramento do mercado de trabalho industrial: o município de Betim

Coordenador: Prof. Visitante Gustavo Takeshy Taniguti

Este projeto de pesquisa visa extrair e organizar dados sobre ocupações industriais no município de Betim, localizado na região metropolitana de Belo Horizonte. Especial ênfase será conferida a ocupações da indústria de transformação, examinadas segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Busca-se caracterizar o comportamento de indivíduos adultos no mercado de trabalho formal a partir de séries históricas anuais (2010-2019), tendo em vista a construção de um Painel de Monitoramento do mercado de trabalho industrial.

 

A interdisciplinaridade durante o ensino remoto (readequado devido à Pandemia)

Coordenador: Tiago de Brito Cruvinel

Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar de que maneira um projeto integrador, entre diferentes áreas do conhecimento, auxilia na compreensão de uma determinada problemática, principalmente, durante o ensino remoto em consequência da pandemia causada pelo COVID-19. Para a realização da pesquisa, serão analisadas as experiências e os resultados da Pré-Olimpíada de História realizada, no formato de projeto integrador, durante o primeiro semestre de 2020. Utilizar-se-á da entrevista e de questionários com os estudantes e os docentes que fizeram parte do projeto integrador supracitado; além dos professores da UNICAMP responsáveis pela criação das provas.

  

Compreendendo a construção de conceitos do Método Científico no contexto do Ensino Médio Técnico Integrado

Coordenadora: Profª Visitante Amanda Cardoso de Oliveira Silveira Cassette

O presente projeto objetiva promover o desenvolvimento de um espírito científico em estudantes a partir de uma prática de ensino e aprendizagem no contexto do ensino de Biologia I no ensino médio técnico integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Campus Betim (IFMG). Para isso, propõe-se explorar o método científico e elaborar projetos de pesquisa em sala de aula. E ainda, avaliar o impacto desta prática no processo de ensino-aprendizagem e na resolução de problemas pelos estudantes. Desta forma, espera-se que o projeto contribua com o campo de estudo das práticas educativas em Educação Tecnológica com ênfase nos processos de ensino-aprendizagem dentro do contexto do ensino técnico integrado.

 

Formação profissional e mundo do trabalho: análise do currículo dos cursos de Ensino Médio Integrado do IFMG Betim

Coordenadora: Katia Regina de Sá

No ano de 2019 foi iniciada uma pesquisa para avaliar os cursos de Ensino Médio Integrado (EMI) do IFMG campus Betim após cinco anos de funcionamento. Foram produzidos resultados sobre os cursos de Automação e Mecânica, junto aos egressos, aos docentes e aos coordenadores de curso. No ano de 2020 pretende-se dar continuidade à pesquisa a fim de realizar a análise dos dados qualitativos coletados em empresas que admitem técnicos em Mecânica e Automação e dar início à coleta de dados sobre o curso de Química, que não fez parte da primeira etapa da pesquisa. Diante do exposto, o objetivo da presente pesquisa é investigar a pertinência do currículo que está em desenvolvimento nos cursos de EMI do campus Betim, frente às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Profissional Tecnológico de Nível Médio, às demandas do mundo do trabalho e às necessidades da comunidade, a fim de contribuir para a atualização dos PPCs com os dados oriundos da pesquisa. A metodologia adotada inclui análise documental, que será desenvolvida a partir do PPC do curso de EMI de Química.  Para a pesquisa com os sujeitos, as técnicas empregadas serão questionários e entrevistas com representantes dos seguintes segmentos: 1) Egressos dos cursos de Química; 2) Coordenadora do curso de Química, e 3) Gestores e técnicos atuantes no mundo do trabalho. Os dados qualitativos serão analisados por meio da hermenêutica crítica e submetidos à triangulação.

 

Projetos concluídos - 2019

O letramento crítico como ferramenta para discutir a utopia da imparcialidade jornalística.

Coordenação: Isabel Martins Reis.  Equipe: Gabriela Fonseca Lima, Milena Dias da Silva e Samuel Saurino Conde.

O presente projeto pretende discutir como o letramento crítico pode contribuir para identificar a subjetividade teoricamente ausente nos textos jornalísticos. Para tanto, será desenvolvido um trabalho investigativo, na área da Linguística Aplicada, sobre como o processo de letramento crítico contribui para a identificação de marcas de subjetividade em textos tidos como imparciais e isentos de julgamentos de valores.

 

Narradores de Betim: Pastoral Operária e mundos do trabalho da cidade de Betim (década de 1980)

Coordenação: Lucas Carvalho Soares de Aguiar Pereira.  Coorientação: Martha Rebelatto. Equipe: Samuel Saurino Conde.

Apesar da intensa articulação entre Igreja e trabalhadores na RMBH desde a década de 1980 e a importância desse processo na organização da luta pelos direitos trabalhistas, ainda há uma enorme lacuna na historiografia e na produção memorialística sobre a história social dos trabalhadores de Betim. Identificar esse silenciamento do passado é o primeiro passo para buscar uma reconciliação entre a memória individual e coletiva e a história acadêmica. O projeto de pesquisa propõe, nesse sentido, a formação de uma rede de História Pública do trabalho e da militância católica em Betim. Voltamos nossa indagação para os possíveis motivos do silenciamento desse processo, identificando as tensões em torno da construção da identidade dos trabalhadores e, em especial, dos próprios habitantes da cidade no que diz respeito às relações entre coletividade, organização social e práticas religiosas. Os trabalhadores de Betim vivenciaram uma experiência de organização social bastante significativa na década de 1980, que pleiteava garantia de direitos trabalhistas, como a estabilidade e melhores salários. Nesse sentido, entendemos que (re)criar e (re)contar a memória da organização dos trabalhadores católicos em Betim configura-se como um espaço de construção de novos sentidos para a coletividade e para organização do mundo do trabalho da cidade. A história pública tem como horizonte a construção de identidade, contribuindo para a apropriação da comunidade local tanto dos trabalhos acadêmicos quanto das discussões sobre seu próprio passado. Trata-se de uma proposta de apropriação desse passado e de diálogo publicamente as histórias dos habitantes de Betim. A pesquisa pretende, desse modo, compreender os usos do passado que os trabalhadores fizeram para dar sentido à sua trajetória, mas também, criar um espaço de interlocução entre produção acadêmica e a comunidade local para dar novos sentidos e usos desse passado, investindo no fortalecimento de laços comunitários. Finalmente, essa proposta pretende dar visibilidade às tecnologias sociais produzidas pelos sujeitos trabalhadores que atuaram junto à Pastoral Operária e, ao mesmo tempo, fomentar a construção de novas tecnologias sociais capazes de orientar os desafios da articulação dos trabalhadores locais face às transformações sociais e políticas que vivenciamos, como o desemprego, a violência, a falta de abastecimento, etc.

 

Porque eu sou é homem: um estudo discursivo acerca da masculinidade. 

Coordenação: Manuella Felicissimo.  Equipe: Fernanda Gabrielle Gandra e Ana Luiza Santos Paulo

Este projeto se propõe a ampliar as reflexões que vem sendo desenvolvidas acerca das relações de gênero. Trata-se da extensão de um estudo já concluído, o qual procurou analisar as representações sobre o feminino através dos discursos de humor. Neste trabalho, pretende-se analisar a forma como é construída a imagem da masculinidade, a fim de cotejar as duas representações (a masculina e a feminina). Isso permitirá verificar se o discurso de humor sobre o masculino refletirá a masculinidade pelo mesmo viés temático que foi identificado na primeira pesquisa, na qual a figura masculina foi recorrente. Esta proposta insere-se no campo dos estudos discursivos e baseia-se nas contribuições teóricas da análise do discurso de linha francesa, bem como da semiótica greimasiana. Por meio delas, busca apontar a aparência de naturalidade e de neutralidade da linguagem que constrói as identidades de gênero. O objetivo é demonstrar como essas imagens socialmente legitimadas perpetuam os obstáculos que impedem a igualdade nas relações de gênero.

 

Cinética da fermentação alcoólica de laranja (Citrus sinensis)

Coordenação: Leticia Mendonca Alvarenga.  Equipe: Pedro Henrique Gomes Rezende e Tamara Ribeiro de Oliveira

O Brasil é um grande produtor de frutas, como a laranja, utilizada tanto para consumo direto, como processada pela indústria de alimentos e bebidas. Parte da produção é descartada do consumo in natura por apresentar defeitos nas cascas, tamanhos das frutas, coloração indesejada e problemas na consistência. Esse refugo da produção de laranja pode ser aproveitado para o processamento de produtos de fermentação alcoólica, pois esses defeitos não afetam a qualidade do produto final e teores superiores de açúcares redutores iniciais podem favorecer a fermentação. Pretende-se verificar a influência do teor de sólidos solúveis iniciais no processo de fermentação alcoólica e a concentração de inóculo comercial, comparando os valores dos parâmetros cinéticos dos ensaios fermentativos, como a eficiência da levedura, o rendimento da fermentação e a produtividade. Espera-se otimizar a fermentação de laranja a fim de aproveitar a matéria-prima criando a possibilidade de obtenção de novos produtos a partir de fermentados alcoólicos, como bebidas, vinagres e outros fermentados, que podem ser desenvolvidos por pequenos produtores de laranja.

 

Intimidação sistemática entre pares (bullying): dados sobre as implicações provocadas por esse tipo de violência no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de  Minas Gerais - campus Betim.

Coordenação: Rosalva Maria Martins dos Santos.  Coorientação: Tatiane Cimara dos Santos Medeiros. Equipe: Caio Victor Gonçalves Pinto

 

Gateway para integração da comunicação máquina a máquia à internet das coisas

Coordenação: Virgil Del Duca Almeida. Estudante: Arthur Carlos de Faria

A necessidade de se conectar equipamentos e máquinas às redes de dados é uma realidade que agrega um número gigantesco de objetos, ultrapassando a marca dos bilhões de dispositivos conectados. Contudo a diversidade de dispositivos gera uma rede heterogênea, dificultando a conexão entre sistemas de forma eficiente e segura. Neste trabalho, dispositivos microcontrolados foram utilizados para gerar transmissão, tratamento, armazenamento e manipulação de dados para verificar qual protocolo de comunicação é mais eficiente para plataformas restritas. O objetivo principal é produzir um gateway capaz de conectar os diversos sistemas heterógenos a Internet das Coisas de forma eficaz e segura.

 

A utilização da produção de vídeos/videoaulas feita por alunos visando o favorecimento da aprendizagem matemática

Coordenação: Nadia Helena Braga.  Coorientação: Carlos Eustaquio Pinto. Estudantes: Gabriel Henrique Lara Paschoalin Dias, Gabriel Henrique Reis da Paixão, Nayara Cristina de Matos e Samara Brune Silva.

A presente proposta de pesquisa busca desenvolver e analisar um processo de ensino colaborativo, utilizando tecnologias digitais, produção de vídeo/videoaulas, no sentido de potencializar a aprendizagem matemática, promovendo a interação e o dialogo necessário à construção do conhecimento matemático. Esta pesquisa será desenvolvida com os alunos do Instituto Federal de Minas Gerais/ Campus Betim. Para o desenvolvimento desta proposta, as turmas da professora autora do presente projeto de pesquisa, serão convidadas a participar da mesma. Determinando-se a turma participante, será feita uma pesquisa por meio de um questionário estruturado, visando no sentido de se conhecer os sujeitos e traçar um perfil dos participantes quanto ao conhecimento e a utilização da internet. Em seguida, após os esclarecimentos quanto à proposta do projeto, será apresentado aos alunos uma sequência didática com os conteúdos que deverão ser estudados na disciplina de Matemática e com orientação do professor pesquisador serão elaborados os planos de aula e planos de ação para a produção do vídeo. Os vídeos produzidos pelos alunos serão postados na plataforma do YouTube e os links, serão disponibilizados para as turmas. Atividades relacionadas com o conteúdo do filme serão postadas na plataforma AVA também. Em sala de aula, após todos alunos terem assistido ao filme e realizado as atividades, o grupo de alunos produtores ajudará os colegas esclarecendo as dúvidas que forem elencadas. Acredita-se que ao final deste trabalho os alunos passem a apresentar maiores habilidades em Matemática e, também na utilização das tecnologias.

 

Leitores de mundo: o ensino de história na contemporaneidade

Coordenação: Martha Rebelatto.  Coorientação: Lucas Carvalho Soares de Aguiar Pereira e Cleidiane Lemes de Oliveira. Estudantes: Emerson Mares Pinheiro, Isabela Soares do Valle, Isabela Soares do Valle e Alice Menezes Batista 

O presente projeto tem entre seus objetivos analisar e contribuir com reflexões acerca do ensino de história, especialmente no processo de construção de alunos capazes de se apropriar do saber como ferramenta para a leitura do mundo e o enfrentamento dos desafios da vida cotidiana. Para atingir este objetivo iremos tornar as aulas - concepção, planejamento e prática como objeto de análise. Pretendemos com isso, realizar uma sólida reflexão sobre o ensino de história na contemporaneidade e, com base nesta reflexão criar uma publicação de material didático voltado para professores. O recorte temático/temporal proposto para este trabalho é “escravidão no Brasil Império”, pretendemos com esta escolha auxiliar instituições e professores a atender os requisitos da lei nº 10.639 de 2003, que estabelece a obrigatoriedade da inclusão no currículo oficial da rede de ensino a temática "História e Cultura Afro-Brasileira”. O presente projeto está alinhado com as pesquisas atuais, ao pensar a sala de aula como um espaço formativo de ressignificação dos conteúdos e os professores como professor-pesquisador que interpretam, elaboram novos sentidos, selecionam e abordam os conteúdos baseados em sua formação e nos objetivos propostos para a disciplina. A metodologia inclui análise das normativas que legislam sobre o ensino de história no ensino médio, seleção de materiais e metodologias para a construção dos planos de aula e aplicação das aulas, tanto no IFMG Campus Betim quanto em instituições de ensino do entorno desta instituição, com o objetivo de testar e aprimorar o material elaborado. Ao final do projeto se espera que as análises realizas possam contribuir no âmbito prático da sala de aula e da melhoria da qualidade do ensino, mas também no científico pelas reflexões teórico-metodológicas em torno da construção das aulas e práticas de ensino. Para além disso, colocar o IFMG Campus Betim como interlocutor com as escolas de Ensino Médio de Betim, abrindo portas para, no futuro, a criação de cursos de formação docente e outras formas de parceria institucionais voltadas para educação.

 

Construção de Manipuladores Robóticos para o estudo de Robótica Industrial

Coordenação: Michelle Mendes Santos.  Coorientação: Leandro Freitas de Abreu. Estudantes: Bernardo de Souza Silva, Emily Kerolayne Miranda Ferreir, Jennifer Heloisa Damasceno Dias e Pedro Henrique Alves de Souza

O IFMG Campus Betim está inserido na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde se encontram diversas indústrias de processos de manufatura. Nessas indústrias, observa-se grande presença da automação e da Robótica Industrial. Visando atrair o interesse dos estudantes para o tema da Robótica Industrial, este projeto tem o objetivo de desenvolver robôs manipuladores de pequeno porte que, além de capacitar os bolsistas e voluntários participantes do projeto, poderão ser utilizados posteriormente em disciplinas dos cursos técnicos e de graduação e em cursos de extensão.

 

Formação profissional e mundo do trabalho: análise do currículo dos cursos de Ensino Médio Integrado do IFMG Betim

Coordenação: Katia Regina de Sa. Estudantes: Arthur Moreira Diniz Lima e Stefany Isabelle de Araujo 

No início do século XXI eclodiram mudanças nas políticas curriculares brasileiras para o Ensino Médio e para a Educação Profissional, com destaque para a promoção dos cursos de Ensino Médio Integrado (EMI). Os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia foram criados no bojo dessas mudanças; logo, seus princípios norteadores incorporaram as finalidades esboçadas em tais políticas. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo é investigar a pertinência do currículo que está em desenvolvimento nos cursos de EMI do campus Betim, frente às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Profissional Tecnológico de Nível Médio, às demandas do mundo do trabalho e às necessidades da comunidade, a fim de contribuir para a atualização dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) com os dados oriundos da pesquisa. A metodologia adotada inclui revisão de literatura e pesquisa de campo. A pesquisa de campo será realizada por meio de análise documental e aplicação de questionários e entrevistas. A análise documental será desenvolvida a partir dos seguintes materiais: 1) Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico Institucional, publicados pela Reitoria do IFMG; 2) PPCs dos cursos de EMI do IFMG Betim.  Para a pesquisa com os sujeitos, as técnicas empregadas serão questionários e entrevistas com representantes dos seguintes segmentos: 1) Egressos dos cursos de EMI do IFMG Betim; 2) Coordenadores dos cursos de EMI do IFMG Betim, e 3) Gestores e técnicos atuantes no mercado de trabalho. Os dados serão analisados por meio de triangulação.

Autoria feminina e os livros didáticos do PNLD: um estudo analítico

Coordenação: Aline Alves Arruda. Estudantes: Marina Sales Reis e Samila Luisa de Faria Miranda

O projeto em questão pretende analisar as manifestações de autoria feminina nas coleções de Língua Portuguesa dos livros didáticos escolhidos pelo PNLD de 2018. Essa escolha se dá por ser o livro didático um aliado do professor na transmissão e manutenção dos conteúdos ministrados em sala de aula. As discussões sobre gênero e etnia presentes no âmbito acadêmico e social nos motivam a pensar nos seus desdobramentos acerca do ambiente escolar, não só nos conteúdos curriculares, mas também na maneira como esse debate chega até o os alunos. O que se percebe é ainda um número reduzido de mulheres citadas e estudadas nesses livros. Além disso, quando citadas, ocupam um pequeno espaço ou nota da página inteira, predominando, portanto, o cânone masculino e branco prevalecente na divisão ainda usada de estilos literários. Dessa forma, o que se é pretende descortinar o currículo de Literatura no Ensino Médio por meio do principal instrumento usado pelos professores brasileiros: o livro didático enviado pelo governo para as escolas de todo o país. Compreender e quantificar as escolhas feitas pelos autores dessas coleções, no que tange ao gênero, pode fornecer uma amostra importante sobre como o discurso engendrado chega até o aluno do Ensino Médio. A abrangência desse acervo é uma amostra de como se pode mudar a realidade do ensino de literatura no país se a informação chegar corretamente aos professores e aos estudantes que utilizam em sala o importante instrumento do livro didático

Avaliação do potencial do Tanino extraído da Macaúba (acrocomia aculeata) no tratamento de água

Coordenação: Ligiane Rios Gouvea.  Coorientação: Paulo Eduardo Alves Borges da Silva e Silveria Neves de Paula e Souza. Estudante: Anissa Alves Cunha 

Os serviços públicos de abastecimento devem fornecer sempre água de boa qualidade. Nas estações de tratamento de água são utilizados processos de coagulação e floculação, seguido de sedimentação e filtração. Normalmente, nesses processos, são utilizados coagulantes inorgânicos como sais de ferro e alumínio. Esses compostos geram lodos que precisam ser dispostos posteriormente em aterros específicos. Considerando o exposto, é interessante o uso de coagulantes naturais, que apresentam resultados satisfatórios e que causem menos danos ao meio ambiente e à saúde humana. Esse projeto tem como objetivo avaliar o uso de uma substância natural, o tanino, extraído a partir da casca da Macaúba (AcrocomiaAculeata), no tratamento da água do Rio Betim. Para verificar a obtenção de água potável a partir do uso do tanino, serão avaliados quinze parâmetros físico-químicos diferentes, utilizados para determinação da qualidade da água

 

Saúde adolescente: intensa atividade acadêmica e implicações na saúde do estudante - Estudo de caso do IFMG Campus Betim.

Coordenação: Marcela Camargo Matteuzzo.  Coorientação: Claudia Motta da Rocha Naves e Cristiane Diniz Barbosa. Estudantes: Enzo Morrison Figueiredo Costa Jorge e Glenda Marjorie Pimenta Oliveira

Alguns estudos sobre a qualidade do sono durante a adolescência vêm revelando que a alteração na quantidade mínima de horas e na qualidade deste sono traz consequências na saúde do adolescente, sendo comum os casos de ansiedade e depressão. No âmbito do ensino médio integrado do IFMG-Campus Betim, relatos de adolescentes trazem à tona um acontecimento que deve ser apurado e explorado com atenção, sobre o excesso de atividades extra-classe, induzindo aos alunos a supressão de horas de sono para a realização das atividades acadêmicas. Vários destes estudantes relatam mal estar físico e mental frequente por causa das exigências acadêmicas. O estudo é necessário para averiguar se há adoecimento por parte dos estudantes pela intensidade de atividades acadêmicas, por origem familiar, perdas pessoais significativas, vício em jogos eletrônicos, ou uma mescla destes e de outros fatores que venham a desenvolver problemas de saúde nos estudantes, mais especificamente, no IFMG Campus Betim.

Avaliação da Interação poliacrilamida com Zn2+ proveniente de águas residuais de atividade de galvanização

Coordenação: Silveria Neves de Paula e Souza.  Coorientação: Ligiane Rios Gouvea e Marcela Camargo Matteuzzo. Estudante: Jose Ribeiro de Carvalho

Águas residuais, como aquelas descartadas pelas indústrias que usam o processo de galvanização eletrolítica, podem vir com uma elevada carga de metais pesados. Para responder as exigências do (Conselho Nacional de Meio Ambiente) em sua resolução n° 357/2005, foram desenvolvidas técnicas como a precipitação química que é empregada há bastante tempo com sucesso, a eletrodeposição, a troca iônica, etc. Entre as limitações destas técnicas estão o custo do tratamento, a formação de borra e a regeneração do material para a reutilização. Nesse contexto, o presente projeto pretende estudar a adsorção de íons Zn2+ advindos da indústria de galvanização e que são despejados em cursos d´água da região de Betim.

 

Construção e modelagem matemática de uma planta didática de testes em drones para estudos em engenharia de controle

Coordenação: Leandro Freitas de Abreu.  Coorientação: Michelle Mendes Santos. Estudante: Vinicius Alefe de Aquino 

O presente projeto consiste na montagem e modelagem matemática de uma planta didática de ensaios em um drone. Uma das principais motivações do projeto é permitir o estudo e implementação de técnicas de modelagem e controle de sistemas dinâmicos em um aparato tecnológico atual e de grande uso. Após sua construção, testes e modelagem, a planta seria utilizada por docentes e estudantes do IFMG Campus Betim, de nível técnico e superior, para estudos, treinamento e pesquisa na área de engenharia de controle. A planta é composta, basicamente de um drone, do tipo quadrirrotor, fixado por meio de elásticos em uma base de madeira. Na base de madeira ainda será inserido um controlador, do tipo Arduino, para medição e controle dos motores. O drone será equipado com sensores do tipo acelerômetro, para medição dos ângulos de arfagem e guinada, e sensor ultrassônico, para medição da altura do drone em relação a base fixa de madeira. O projeto prevê a construção da planta física e também a modelagem matemática do sistema, sendo os dois principais produtos do projeto: planta didática e modelo matemático dinâmico do sistema. Esses produtos possibilitarão a implementação, desenvolvimento e ensaios de técnicas de controle no sistema aplicado, com todos os desafios que uma implementação prática pode trazer (e.g. ruído, saturações, não linearidade).

 

BikeCel

Coordenação: Reginaldo Vagner Ferreira.  Coorientação: Marcela Camargo Matteuzzo. Estudante: Bruna Ribeiro Santos 

Sistemas alternativos de geração de energia elétrica têm recebido cada vez mais a atenção de pesquisadores e desenvolvedores de tecnologia em nível mundial. Este fenômeno deve-se principalmente a crises energéticas, econômicas e questões ambientais. A busca de soluções para as questões energéticas e ambientais constituem as principais motivações para o presente projeto, que propõe a construção de dispositivos de geração de energia por bicicletas fixas, que poderão ficar disponíveis para uso da comunidade acadêmica do IFMG campus Betim. Tecnologias mecânicas e eletroeletrônicas serão utilizadas para o desenvolvimento do protótipo, bem como ferramentas de softwares de projetação. A proposta inclui a divulgação dos resultados parciais no SIC 2019.