Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Calendário Acadêmico será mantido em Betim
conteúdo

Notícias

Calendário Acadêmico será mantido em Betim

publicado: 24/04/2020 20h19, última modificação: 08/07/2020 13h55

Em reunião extraordinária realizada neste fim de tarde (24/04), o Conselho Acadêmico do Campus Betim rediscutiu a continuidade das aulas utilizando meios e tecnologias da informação e comunicação, decidindo pela manutenção do calendário acadêmico. Com isso, a decisão tomada na última sexta (17) que suspendia o calendário a partir do dia 27/04 foi revogada.

Após decidir pela suspensão, o Campus Betim recebeu manifestações de estudantes, pais, responsáveis, da comunidade acadêmica em geral, a maioria delas contrárias a essa medida. Além disso, as representantes discentes no Conselho realizaram novas discussões de forma virtual com a comunidade estudantil, tanto dos cursos técnicos quanto dos cursos superiores. Nesses encontros, foram levantadas sugestões de aperfeiçoamento das atividades acadêmicas e foi solicitado à direção a revisão da decisão, com rediscussão do assunto pelo conselho.  

A Direção Geral, por entender que se trata de um momento de extrema excepcionalidade frente à pandemia, acatou o pedido das representantes discentes e convocou uma nova reunião para esta sexta-feira (24/04/2020). Considerando a exposição das estudantes, os demais conselheiros acataram o pedido de rediscussão da suspensão. Foram ouvidas as ponderações dos conselheiros sobre a decisão em pauta e procedeu-se nova votação. Com isso, decidiu-se pela manutenção do calendário. 

Em sua última reunião (17/04), a decisão do Conselho teve como base o relato das dificuldades dos estudantes. Contudo, na reunião de hoje, o Conselho entendeu que esses impedimentos poderão ser superados com a reestruturação da forma de trabalho durante o período letivo remoto, que será conduzida pela Direção, Coordenações e Núcleo de Apoio Educacional, e participação de docentes e discentes. 

No período de 27 a 30 de abril serão realizadas discussões para a definição das estratégias educacionais na condução dos trabalhos com uso de tecnologias da informação e comunicação. Nesta semana não serão realizadas atividades no AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem pelas disciplinas dos cursos técnicos e superiores, visto que todos estarão envolvidos no planejamento acadêmico. Somente a disciplina de História conduzirá atividades relacionadas a ONHB - Olimpíada Nacional de História do Brasil (inscrições e orientações) junto aos alunos dos cursos integrados.