Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Engenharias: primeiras defesas de TCC são realizadas
conteúdo

Notícias

Engenharias: primeiras defesas de TCC são realizadas

publicado: 12/12/2019 14h21, última modificação: 12/12/2019 14h21

Na quarta-feira (11), foram realizadas as primeiras defesas de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, dos cursos de engenharia do Campus Betim.

O primeiro estudante a se apresentar foi Lucas Pevidor Reis, engenharia de controle e automação, que defendeu o trabalho "Desenvolvimento de um sistema de iluminação LED automatizado com comunicação Mesh". Lucas foi orientado pelo professor Virgil Almeida e coorientado por Leandro Freitas. A banca também teve a participação dos docentes Michelle Santos e Reginaldo Ferreira.

Em seguida, Rafael de Oliveira Vitor dos Santos, engenharia mecânica, apresentou o TCC "Estudo de viabilidade técnica e análise comparativa para substituição de tecnologia: fosfato de zinco e nanocerâmico", com orientação do professor Ricardo Lima e coorientação do professor Norimar de Melo. Participaram da banca, a professora Jaqueline Oliveira e Arian Guedes.

O projeto desenvolvido por Lucas trata da iluminação de ambientes, com sensores que regulam a intensidade, de acordo com a atividade desenvolvida no local. Cada luminária é controla por sistema sem fio, com grande aplicabilidade, tanto em indústrias quanto em residências. De acordo com o professor Virgil, esse sistema busca garantir a iluminação adequada, de acordo com recomendações técnicas.  Para Lucas, esse TCC é resultado de vários anos de estudo, com  a aplicação de conhecimentos e habilidades adquiridos nesses cinco anos. Para isso, contou com o apoio do orientador, coorientador, e demais professores e técnicos, não apenas durante a condução desse trabalho, mas durante todo o curso. "A apresentação do TCC é uma das etapas finais de um sonho de um dia me tornar Engenheiro de Controle e Automação", comentou Lucas.

Já o projeto de Rafael realizou um estudo de caso em duas empresas, a fim de comparar o uso do processo de fosfatização e o processo de nanotização, quanto a resistência a corrosão, substituição entre essas tecnologias nas empresas e produção de resíduos.