Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe de lançamento de foguetes é convidada para competição nacional

Equipe de lançamento de foguetes é convidada para competição nacional

publicado: 15/08/2019 08h58, última modificação: 15/08/2019 08h58

A equipe "Piscou, Perdeu", composta pelas estudantes Bruna Eduarda, Gabrielly Silva e Sther Gonçalves, e orientada pelo professor Bruno Pereira, foi convidada a participar da 20ª Jornada Nacional de Foguetes, que ocorrerá em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. O convite é resultado da vitória da equipe na 13° Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), realizada em maio, com a participação do IFMG-Campus Betim, Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH) e Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Campi Belo Horizonte e Contagem.

De acordo com Bruna Eduarda, além do esforço físico, o projeto construtivo da base, do foguete, dos processos de lançamento ampliam as possibilidades de aprendizado, exigindo dedicação e raciocínio. Além disso, a equipe "Piscou, Perdeu" é a primeira equipe exclusivamente feminina a representar o IFMG-Campus Betim nessa competição, explica Bruna.

Considerando o contexto de contingenciamento orçamentário, pela primeira vez o Campus Betim não terá condições de custear a viagem dos estudantes para a competição. Por isso, a equipe criou uma vaquinha para arcar com as despesas de viagem. Para contribuir, acesse aqui: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/671553

A Mostra Brasileira de Foguetes:
A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. A Mostra Brasileira de Foguetesé um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas. Mas o que faz com que o foguete seja lançado? O propelente é constituído pela reação química do vinagre com o bicarbonato, liberando dióxido de carbono. Este gás aumenta a pressão em uma garrafa PET (que faz as vezes de foguete), presa na base por um gatilho. Após a contagem regressiva, o gatilho é solto, permitindo a ascensão do foguete. Portanto, é necessário equipamentos de proteção, treinamento e paciência!

Equipe do Campus Betim foi campeã em 2018

Em 2018, a equipe "Come-Casa", composta pelos estudantes Gabriel Filipe (Química), Gustavo Lima (Automação Industrial) e Vinicius Vertello (Mecânica), foi campeã da 19ª Jornada Integrada de Foguetes.