Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe do Campus Betim é selecionada para Power4Girls

Equipe do Campus Betim é selecionada para Power4Girls

Estudantes de Química do Campus Betim estão entre as 73 estudantes da Rede Federal selecionadas para a iniciativa.
publicado: 07/02/2022 13h48, última modificação: 07/02/2022 13h48
Dafne, Ellen, Kethleen e Mayra; professor Paulo ao centro.

A equipe Betgirls, composta por Dafne Silva, Ellen Santos, Kathleen Matos, Mayra Viana, foi selecionada para o "Power4Girls - Empower to Lead!", programa de formação de jovens meninas líderes promovido pela Embaixada dos Estados Unidos (EUA) em parceria com o Instituto Gloria.

A seleção das equipes considerou propostas criativas e inovadoras que ajudem a promover o bem-estar social. Nesta edição, o tema foi Meio ambiente e Sustentabilidade. Como alunas do curso técnico em Química, a equipe propôs em seu projeto a transformação simples de resíduos da mineração de calcário em corretivo para o solo, tendo o produto final destinado a pequenos produtores, hortas e associações comunitárias.

Convidado pela equipe para atuar como professor orientador, o docente Paulo Borges explicou que o meio ambiente físico foi amplamente discutido no 1º ano letivo da disciplina Geografia. “Pretendemos submeter o projeto ao edital interno de pesquisa do campus e certamente haverá colaboração de professores da área de química e também uso de infraestrutura de laboratórios”, explicou Paulo.

As equipes participarão de mentoria para desenvolvimento do plano de ação para desenvolvimento de protótipo; treinamentos e oficinas para desenvolvimento de competências criativas, empreendedoras, de inovação e responsabilidade social; interação com líderes femininas; e conversas com profissionais de organizações dos setores público e privado. Na conclusão da edição de 2022, as equipes vão a Brasília para apresentar os projetos em uma feira de inovação.

O "Power4Girls - Empower to Lead!" selecionou 20 equipes de todo o Brasil, compostas por estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Além da Betgirls, o IFMG teve mais uma equipe classificada, a “Por Elas”, que propõe a produção de um protótipo de absorvente ecológico.

Projeto Betgirls: Corretivo de Solo proveniente do Rejeito da Mineração de Calcário

A mineração faz parte do desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais e sudeste brasileiro. Contudo, é uma atividade de forte impacto socioambiental. A exploração de calcário, por exemplo, fornece produtos importantes para a construção civil mas não apresenta soluções simplificadas para o uso de seu rejeito.

A composição carbonática e de cálcio de seus resíduos possui propriedades químicas
benéficas ao solo e desenvolvimento de plantas, tais como: equilíbrio do pH; diminuição da retenção do fósforo; ação pré-fertilizante; aeração e circulação de água.

Nesse sentido, a equipe Betgirls pretende recolher amostras de rejeito-calcário e a partir de processos sintetizados de trituração e transformação, obter um Corretivo de Solo - produto de baixo custo para atender a pequenos produtores. Além das atividades em laboratório, os testes de acurácia serão feitos em áreas comuns (jardins) do campus.

Consolidada esta metodologia, o produto final seria distribuído para produtores de subsistência e hortas comunitárias. A pesquisa-ação pode ser realizada dentro das capacidades do Campus Betim do IFMG e os resultados apresentados no encontro nacional Power4Girls.