Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante do Campus Betim é escolhida para iniciativa internacional Jovens Transformadores

publicado: 04/03/2021 09h07, última modificação: 04/03/2021 10h31

A estudante do curso técnico em Química do Campus Betim, Luiza Louback Fontes, faz parte do grupo de 15 jovens brasileiros escolhidos pela iniciativa Jovens Transformadores, da organização internacional Ashoka.

Luiza é responsável pelo projeto "Por um mundo melhor", que promove ações como: arrecadação e doações de livros; construção de estantes de leitura nas alas de hospitais infantis; eventos literários em escolas; e contação de estórias em creches, orfanatos e em lares de idosos. "O principal propósito do projeto é democratizar o acesso à literatura, compartilhando o que a gente chama de direito a ler, comprometendo o jovem com a leitura", conta Luiza. "Temos muito carinho na seleção e apresentação dos livros. Queremos mostrar nossa paixão, mas também levar uma literatura diversificada na qual as pessoas se sintam representadas. Temos cuidado com cada pessoa que recebe nossos livros ou escuta nossas estórias."

A estrutura do trabalho em equipe possibilita engajar a equipe a partir do que cada um gosta de fazer: contar estórias, tocar um instrumento em sessões de leitura, criar produtos de mídia, articular as campanhas e outros tipos de ação. "Hoje temos 40 voluntários que acreditam no poder transformador da leitura e estamos levando cada vez mais a literatura para populações que têm pouco acesso, como pessoas encarceradas e grupos de refugiados que chegam ao Brasil e precisam se conectar mais com a língua e a cultura", complementa Luiza. As ações do projeto já se espalham por quatro municípios da região metropolitana de Belo Horizonte.

Saiba mais sobre o projeto Por Um Mundo Melhor: https://www.instagram.com/porummundo_melhorbh/

Acesse o ebook sobre o projeto Por Um Mundo Melhor aqui.

A Ashoka identifica jovens, entre 12 e 20 anos, que desenvolvem movimentos ou projetos sociais. A Ashoka apoia esses jovens no mapeamento dos sistemas que eles visam mudar e a criar estratégias que levam em conta as lições aprendidas por empreendedores sociais e parceiros experientes. A seleção envolve um rigoroso processo de entrevistas e apresentações para demonstrar como praticam a empatia, o trabalho em equipe, a liderança compartilhada e de que forma moldam suas iniciativas para alcançar mudanças estruturais. Nos últimos meses, eles apresentaram seus projetos de inovação social para painéis formados por empreendedores sociais, educadores, comunicadores e gestores públicos, começando assim uma jornada para ampliar suas redes de colaboração e fortalecer suas capacidades de subverter a lógica da desigualdade.

Luiza também faz parte da equipe do projeto de extensão Clube do Livro: Ação compartilhada de leitura no campus Betim do IFMG.

Com informações de Ashoka Brasil

Participação no Yale Young Global Scholars

Luiza também foi aceita recentemente no curso de verão Yale Young Global Scholars, na Universidade Yale, nos Estados Unidos, onde irá estudar literatura, filosofia e cultura com bolsa de 98%. Quando as inscrições abrirem de novo, pretendo ajudar outros alunos do campus para tentarem esse curso, comentou Luiza.