Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante do IFMG conquista prêmio de melhor artigo em congresso nacional

Estudante do IFMG conquista prêmio de melhor artigo em congresso nacional

Aluno do Campus Betim, Gustavo Oliveira participou do Congresso Brasileiro de Automática.
publicado: 31/10/2022 13h06, última modificação: 31/10/2022 13h07

Resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido no Campus Betim, o trabalho intitulado "Small-signal model for stability analysis of different microgrid configurations" venceu o prêmio de melhor artigo no Congresso Brasileiro de Automática 2022, na categoria graduação. A pesquisa é resultado do projeto “Modelagem, simulação e controle de conversores em uma microrrede de geração distribuída” e foi desenvolvida pelo estudante Gustavo Oliveira, do curso de Engenharia de Controle e Automação, com a orientação dos professores Leandro Freitas e Reginaldo Ferreira.

Conforme Gustavo Oliveira, que é o primeiro autor do artigo, o trabalho propõe um modelo de pequenos sinais com característica modular, capaz de representar diferentes configurações de microrredes de energia elétrica. O trabalho é fruto das ações realizadas com o grupo de pesquisa “Praticar” (Pesquisa Prática em Tecnologia da Informação, Controle, Automação e Robótica) e também teve o apoio do professor Sidelmo Silva, do laboratório TESLA da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

"O Congresso Brasileiro de Automática é o evento nacional mais importante na área de Controle e Automação", destaca o professor Leandro Freitas. "A premiação é uma conquista gigante para todos envolvidos no trabalho, os professores, o IFMG, mas principalmente para o Gustavo que trabalhou muito e com muita qualidade durante todo o projeto de pesquisa", declarou.

E a pesquisa continua, "em seu Trabalho de Conclusão de Curso, Gustavo vem expandindo o modelo desenvolvido de modo a incluir conversores de energia chamados 'seguidores de rede', que são utilizados na geração de energia solar, por exemplo", explica o professor Reginaldo, orientador do estudante.

O Congresso Brasileiro de Automática (CBA) foi realizado entre os dias 16 e 19 de outubro, em Fortaleza (CE). O evento reúne as comunidades científicas e industriais, possibilitando a troca de informações entre os diversos profissionais da área de ciências elétricas. Também promove minicursos e palestras para atualização de estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais. Além de trazer convidados e o que há de mais inovador no mundo da engenharia.

Assista ao vídeo no qual Gustavo explica o trabalho.