Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do técnico em Química visitam ETE Arrudas

Estudantes do técnico em Química visitam ETE Arrudas

publicado: 08/11/2018 12h54, última modificação: 06/02/2019 10h01

Na terça-feira (06/11), os formandos do curso técnico em química tiveram oportunidade de visitar a ETE Arrudas da COPASA. A visita foi acompanhada pelos professores Luiz Fernandes, André Félix, Fabiano Silva e Paulo Borges.

O professor Luiz explicou que a unidade é a primeira planta do Brasil que possui uma termoelétrica utilizando a tecnologia de microturbinas para produção de biogás a partir do lodo produzido na estação. A termoelétrica aproveita o gás eliminado em uma das fases do tratamento de esgotos que ocorre dentro de digestores anaeróbicos. Durante o processo, o esgoto produz metano que é canalizado para a central de produção de biogás, onde é queimado, gerando calor e eletricidade dentro das microturbinas.

A visita é parte do Projeto Sustentabilidade Ambiental, onde os estudantes puderam tirar dúvidas com os técnicos em química da unidade, conhecer as diversas etapas envolvidas no tratamento de esgotos municipal e ter contato com o aproveitamento energético de um passivo ambiental. O lodo gerado pela unidade, que antes era destinado a aterros sanitários, agora é aproveitado energeticamente pela estação.