Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Formatura dos Cursos Técnicos: Informativo

Formatura dos Cursos Técnicos: Informativo

publicado: 04/02/2022 09h56, última modificação: 04/02/2022 10h48

Foram agendadas as cerimônias de formatura dos cursos técnicos do Campus Betim. As cerimônias serão realizadas por curso, no Auditório do campus.

Automação Industrial: 16/03/2022 - 18h00

Mecânica: 16/03/2022 - 20h30

Química: 17/03/2022 - 18h00

A participação na cerimônia é facultativa. Os estudantes interessados em participar devem preencher o formulário abaixo até o dia 04/03/2022:

Cada formando terá direito a 2 (dois) convites. Convites adicionais poderão ser disponibilizados de acordo com a quantidade de formandos que confirmarem a participação. Tanto o formando quanto convidados deverão utilizar máscara e apresentar comprovante de vacinação contra a COVID-19 para acesso ao auditório.

Em caso de alteração nos protocolos sanitários emitidos pelas autoridades competentes, o evento poderá ser adiado ou suspenso, bem como poderá ser reduzida a quantidade de convites.

É necessário que cada curso defina:

• Juramentista: é o formando escolhido pela turma para fazer o juramento durante a colação de grau. O juramento é um texto padrão do IFMG.
  • Orador: é o formando escolhido pela turma para representá-la e realizar um discurso. O discurso deverá ser aprovado pela turma, bem como pelo Campus Betim. Terá até 10 minutos de fala.
  • Paraninfo: professor escolhido como padrinho da turma. Acompanha os formandos na entrada e realiza um discurso no final da cerimônia.
  • Homenagens (opcional): a turma poderá realizar homenagens aos pais e, ou, aos servidores do Campus Betim (professores e técnicos-administrativos). Para cada homenagem poderá ser escolhido um estudante para pronunciamento de até 5 minutos. Poderá haver entrega de presentes aos homenageados.
  • Uso da beca (opcional): O Campus Betim não fornece beca, é necessário que a turma decida pelo aluguel ou não da vestimenta. Caso optem por não utilizar beca, os formandos deverão utilizar roupas formais.

Solicitamos que cada turma defina as indicações de juramentista, orador, paraninfo e homenagem e informem até o dia 04/03/2022 pelo e-mail gabinete.betim@ifmg.edu.br.

Estrutura da cerimônia:

1. Composição da mesa: A mesa é composta pela direção, coordenadores de curso e paraninfos.

2. Entrada dos formandos

3. Abertura da sessão pela Direção-Geral: Fala curta da direção-geral.

4. Execução do Hino Nacional

5. Juramento.

6. Outorga de Grau: Fala curta da direção-geral.

7. Chamada Nominal dos formandos: Chamada dos formandos, em ordem alfabética..

8. Homenagens (opcional)

9. Pronunciamentos

1. Orador (até 10 min).

2. Paraninfos (até 10min).

3. Direção-geral

10. Encerramento: saída dos formandos (música)

Haverá uma videoconferência para esclarecimentos de dúvidas no dia 16/02/2022, às 19h. O link para acesso foi disponibilizado por e-mail.

Dúvidas: Vívian - 3532-5930 (whatsapp) ou gabinete.betim@ifmg.edu.br