Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG-Campus Betim recebe estudantes franceses

IFMG-Campus Betim recebe estudantes franceses

publicado: 04/03/2022 14h02, última modificação: 04/03/2022 14h03
Emma, Gabriel e Hugo.

Os estudantes franceses Emma Wagner e Hugo Babics estão realizando estágio no Brasil, sob a orientação do professor da área de mecânica do Campus Betim, Gabriel Mendes de Almeida Carvalho.

De acordo com o professor Gabriel, um dos projetos desenvolvidos será a concepção e fabricação de uma máquina para reciclagem de plásticos. O projeto, que teve início no Campus Betim, conta também com a parceria da prefeitura de Piumhi, após contato do secretário municipal de Abastecimento, Agropecuária e Meio Ambiente, Arthur Rezende Delfim.

Recentemente, Emma, Hugo e Gabriel foram recebidos por Arthur e estiveram na Central de Reciclagem de Piumhi, juntamente com a Associação Viraser (Avipi). O projeto incluirá a capacitação dos associados na produção, utilizando o plástico reciclado, de diferentes itens como vasos de plantas, porta-copos, skates, entre outros.

Além do projeto, os intercambistas ofertarão oficinas, em inglês, aos alunos de todos os níveis, com informações sobre a fabricação de diferentes tipos de plásticos, como são utilizados na indústria e no nosso cotidiano, quais cuidados podemos ter para reduzir o seu impacto ambiental e como podemos reutilizar e reciclar o plástico que usamos diariamente. Nesse último tópico, será apresentado a máquina que está sendo adaptada para a reciclagem e as técnicas que estão sendo desenvolvidas no IFMG-Campus Betim. Ainda de acordo com o professor Gabriel, a ideia é um pontapé para que a comunidade (servidores, alunos e sociedade) dêem continuidade neste projeto, mesmo após a volta dos intercambistas para a França.

Emma e Hugo já possuem experiência em aproveitamento de plástico a partir de processos aplicados na indústria de perfumes. O projeto desenvolvido no Brasil faz parte dos requisitos para obtenção do título de Engenheiros na França, pela Université Technologique de Troyes.

Com informações de G1: Prefeitura de Piumhi faz parcerias e conexão com a França para projeto de reaproveitamento do plástico | Centro-Oeste | G1 (globo.com)