Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG cria curso unificado e on-line preparatório para ingresso nos cursos técnicos

publicado: 07/06/2022 15h17, última modificação: 18/08/2022 14h15

O IFMG lançou o curso “Pré-IFMG”, uma realização da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e fruto do Programa +IFMG.

Trata-se de um preparatório para ampliar as possibilidades de ingresso nos cursos técnicos do Instituto, a partir do desenvolvimento de uma plataforma de ensino a distância, por meio do conceito de Massive Open Online Courses (Cursos On-line Abertos).

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A PLATAFORMA +IFMG E SE INSCREVER NOS CURSOS PRÉ-IFMG

Origem da iniciativa

De acordo com o diretor de Cultura, Esporte e Relações Institucionais da Proex, Flávio Rocha Puff, a iniciativa surgiu em decorrência de outros cursos preparatórios já existentes em unidades do IFMG, principalmente na modalidade presencial. “Com a pandemia, resolvemos juntar todas as propostas, na modalidade remota e no modelo dos cursos FIC da Plataforma +IFMG”, explica.

Para o desenvolvimento da ação, os professores selecionados foram divididos em quatro áreas: Matemática, Língua Portuguesa, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Em seguida, foram desenvolvidos e-books, videoaulas, simulados e atividades extras. Vale destacar que todos os vídeos estão disponíveis com a tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Sintonia com o processo seletivo

O curso “Pré-IFMG” está em total sintonia com o conteúdo programático do exame de seleção dos cursos técnicos da Instituição. Puff explica que, a partir de diretrizes da Pró-reitoria de Ensino (Proen), os docentes puderam também definir os conteúdos das quatro grandes áreas do processo seletivo.

“O Pré-IFMG vem atender uma antiga demanda institucional de curso preparatório para ingresso no concorrido processo seletivo dos cursos técnicos. Esperamos, ainda, democratizar o acesso aos cursos técnicos, oferecendo um curso de extrema qualidade, inclusivo e voltado para população de baixa renda”, ressalta.

Ele acrescenta que existe a possibilidade de ofertar tutorias presenciais e remotas para o processo seletivo do final do ano, ação que deverá ser articulada junto aos campi.

Sobre o curso

O “Pré-IFMG” tem carga horária de 240 horas, distribuídas entre as quatro áreas de conhecimento: Linguagens (72h), Matemática (72h), Ciências da Natureza (48h) e Ciências Humanas (48h). Cada área tem duração de até 12 semanas. Os conteúdos são disponibilizados na plataforma institucional +IFMG, por meio de vídeos e cadernos didáticos.

Todo o material didático foi elaborado com atividades compatíveis com o ensino a distância, possui fluxo contínuo – de modo que o próprio aluno administre seu tempo de estudos –, e foi construído no ambiente Moodle.

A avaliação de desempenho será feita a partir de provas on-line no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Para fins de aprovação e certificação, serão exigidos nota média final igual ou superior a 60 pontos, além de frequência mínima de 75% no AVA.

Acesse o Guia de Estudos do curso "Pré-IFMG".

Equipe responsável

Língua Portuguesa