Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Informativo aos estudantes: perguntas e respostas

Informativo aos estudantes: perguntas e respostas

publicado: 06/01/2022 15h06, última modificação: 15/02/2022 10h42

Quando começam as aulas?

• Turmas do 1º ano: 14 de fevereiro

• Turmas de 2º e 3º ano: 16 de fevereiro

Horário de aula: 7h20 às 17h40.

Todos os estudantes devem trazer: comprovante de vacinação (preferencialmente via app Conect SUS) ou, no caso daqueles que não se vacinaram, laudo/atestado; utilizar máscara e trazer máscaras reservas para troca sempre que necessário; trazer álcool em gel para uso individual.

Acesse o calendário acadêmico aqui para consultar outras datas importantes.

Como devo proceder caso tenha COVID ou coabite com alguém com confirmação ou suspeita de COVID?

Caso tenha sintomas ou coabite com pessoa que apresente sintomas, informe imediatamente ao Campus Betim por meio de formulário eletrônico. Acesse orientações detalhadas em nosso site.

As aulas serão presenciais?

Considerando o cenário atual da COVID-19 e o Plano de Retorno Gradual das atividades presenciais, a previsão é que as aulas sejam retomadas de forma 100% presencial a partir de 14 de fevereiro de 2022. É necessário apresentar comprovante de vacinação para poder frequentar o campus. A comprovação será requisitada pela Seção de Assuntos Educacionais do Campus Betim após a efetivação da matrícula.

Onde consulto a lista de materiais?

Os livros didáticos são fornecidos gratuitamente via Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e são entregues nos primeiros dias de aula. Os livros didáticos devem ser encapados e identificados com o nome do estudante.

Para frequentar as aulas presenciais não há exigências de materiais escolares específicos. Não há exigência quanto ao tipo de caderno (brochura ou de arame com uma ou várias matérias) ou a quantidade que se deve comprar. Pedimos atenção apenas ao número de disciplinas, em média, 16 em cada curso. Os materiais específicos para as disciplinas técnicas são requisitados a medida que são necessários.

Onde compro o uniforme?

É obrigatório o uso de camisa de uniforme do IFMG-Campus Betim. O uniforme poderá ser adquirido de duas formas:

As demais peças (regata, calça, bermuda) são opcionais.

O Campus Betim oferta alimentação?

O almoço precisa ser providenciado pelos estudantes. O campus disponibiliza estufa para aquecimento de marmitas (alumínio) e há uma cantina que comercializa lanches e refeições (prato feito a partir de R$13,00 ou no quilo). O estudante poderá sair do campus no intervalo de almoço.

O Campus Betim, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), disponibilizará, no mês de fevereiro, cesta básica para os estudantes dos cursos técnicos que se cadastrarem. A previsão é que no decorrer do ano o PNAE passe a oferecer lanches diários.

O Campus Betim oferece bolsa ou auxílio?

O Programa de Assistência Estudantil (PAE) do IFMG oferece bolsa permanência, um auxílio financeiro que tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a permanência de estudantes no IFMG. A bolsa varia de R$150 a R$400 mensais. Para receber, é necessário concorrer ao Edital de Assistência Estudantil, divulgado após o início das aulas.

Onde consulto os horários de aula e a turma?

As aulas ocorrem de 7h20 as 17h40.

Após a conclusão das matrículas, a Seção de Controle e Registro Acadêmico realiza a enturmação dos estudantes. A informação sobre a turma no início das aulas, na programação de recepção aos novos alunos. Os horários de aula e salas podem ser consultados aqui

Preciso de transporte escolar, como faço?

Informações sobre prestadores de serviço de transporte escolar podem ser conferidas aqui. O compartilhamento desses anúncios não representa a indicação/aval do Campus Betim pelos prestadores desse serviço.

Onde consulto as normas do Campus Betim?

Os cursos técnicos são regidos pelo Regulamento de Ensino do IFMG. O Regulamento Disciplinar Discente pode ser consultado aqui.

Tenho necessidade educacional específica, a quem devo informar?

Após efetuada a matrícula, entre em contato com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE). Email: napnee.betim@ifmg.edu.br.

Como faço a matrícula?

O cronograma e orientações sobre a matrícula podem ser consultadas aqui.

O que é o IFMG?

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) é uma instituição pública de ensino, integrante da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, que oferta, principalmente, cursos técnicos e superiores e possui uma Reitoria (unidade administrativa) em Belo Horizonte, além de campi em 18 cidades. Saiba mais assistindo ao vídeo institucional:

Ainda tenho dúvidas, a quem devo procurar?

Após a leitura deste informativo, caso necessite entrar em contato, consulte a relação abaixo:

Seção de Controle e Registro Acadêmico (matrícula): documentos como declaração de matrícula podem ser requisitados diretamente pelo site. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo 3532-5923.

Seção de Apoio Educacional (pedagogia, serviço social, psicologia): 3532-5927.

Biblioteca: 3532-5933