Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para Curso FIC: Operador de ETE com Biogás
conteúdo

Notícias

Inscrições abertas para Curso FIC: Operador de ETE com Biogás

publicado: 09/03/2020 08h28, última modificação: 30/03/2020 12h19

A demanda por fontes renováveis de energia vem crescendo em todo o mundo, buscando trazer a sustentabilidade junto ao processo produtivo e redução de emissões de gases de efeito estufa. O biogás, além de ser uma fonte renovável, está diretamente relacionado à melhoria do saneamento ambiental por ser produzido a partir do tratamento de efluentes e/ou de resíduos diversos, atendendo às demandas da Lei nº. 11.445/2007 (Plano Nacional de Saneamento Básico) e da Lei nº. 12.305/2010 (Plano Nacional de Resíduos Sólidos). Nesse sentido, o Instituto Federal de Minas Gerais, campus Betim, oferece o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) "Formação de Operadores de Estações de Tratamento de Esgotos com Aproveitamento Energético de Biogás".

O curso busca atualizar, aperfeiçoar e capacitar o participante que tem interesse em entrar ou reingressar um mercado que se encontra em expansão. Para isso, serão abordados temas como as políticas públicas para saneamento e gerenciamento de resíduos sólidos, geração de energias renováveis, modernas tecnologias para produção de biogás e biometano e ações para estes temas que vêm sendo realizadas e desenvolvidas no Brasil e no mundo. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) temos três unidades da COPASA que já se utilizam da tecnologia de cogeração de energia a partir do biogás gerado a partir do lodo do tratamento de águas residuais. O processo, chamado ETE Sustentável, está instalado nas unidades Arrudas, Betim e Ibirité da empresa.

As atividades do curso serão semipresenciais, no campus Betim do IFMG. As inscrições estão abertas até o dia 12 de março através do Sympla, pelo link: https://www.sympla.com.br/curso-fic-gratuito---operador-de-ete-com-biogas__793726 . 

Para maiores informações, entrar em contato com o Coordenador do Curso, Professor Luiz Fernandes, pelo e-mail: luiz.fernandes@ifmg.edu.br