Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mês do Orgulho: Grêmio Nossa Voz promove palestra

Mês do Orgulho: Grêmio Nossa Voz promove palestra

publicado: 30/06/2022 10h10, última modificação: 30/06/2022 16h07

O Grêmio Nossa Voz 3.0 promoveu a palestra "Quebrando o tabu: gênero e sexualidade, qual a diferença?" na quarta-feira (29/06), no auditório do Campus Betim. A atividade teve a participação de Leônidas Ferraz, presidenta do Conselho Municipal dos Direitos LGBTI (COMLGBTI),  Maicom Nepomuceno, advogado e secretário executivo da comunidade LGBTI+ e Nilvam Baeta, vice presidente do COMLGBTI.

A atividade teve início com a fala de Leônidas, que explicou sobre o Conselho Municipal de Direitos LGBTI de Betim. Em seguida, Maicom explicou sobre o Dia Mundial do Orgulho LGBTQIA+, comemorado em 28 de junho em alusão à Revolta de Stonewall, que ocorreu em Nova York em 1969, considerando o marco do movimento de liberação gay e momento em que o ativismo pelos direitos LGBT ganha o debate público e as ruas. Já a fala de Nilvam foi sobre a diferença entre gênero e sexualidade e dados sobre a população LGBTQIA+, considerando aspectos como educação, saúde e violência.

O evento contou com a presença do Pró-Reitor de Ensino do IFMG, Carlos Bento, do Diretor de Planejamento Educacional, Mário Alvarenga e do do Diretor de Assistência Estudantil, Paulo Lourenço, que realizaram o lançamento do “Orgulhe-se!”, concurso de contos com temática LGBTQIA+.

Sobre o concurso de contos

O “Orgulhe-se!” vai selecionar e premiar cinco obras, que serão publicadas em uma coletânea digital, no formato e-book, juntamente com outras obras que se inscreverem e não se classificarem entre as cinco primeiras. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 29 de julho. Podem participar estudantes matriculados em qualquer curso do IFMG e também os servidores da instituição.

Inscrição

Para se inscrever, é preciso preencher um formulário eletrônico, declarando que a obra submetida é original e inédita, além de concordar com os termos do regulamento e a cessão de direitos de publicação. O escritor também deve anexar o conto inédito.

Conforme o edital 49/2022, o conto deverá ser apresentado seguindo a seguinte formatação: formato A4; fonte arial, tamanho 12, margens de três centímetros; limite de até cinco páginas, contando com título obrigatório. Não deverá conter nenhum tipo de identificação de autoria e deverá ser enviado obrigatoriamente com o número do CPF do autor ou autores. A história deve conter menção ao IFMG e possuir abordagens positivas a respeito de pessoas LGBTQIA+.

Premiação

Além da publicação em formato e-book, os vencedores receberão as seguintes premiações:

Classificações

Categoria Estudantes

5 melhores

Livros Heartstopper

Categoria Servidores

5 melhores

Menção Honrosa

Os autores da obras classificadas para publicação deverão ceder ao IFMG o direito de explorar, sem fins comerciais, a imagem e conteúdo dos contos publicados, além de autorizar a divulgação em meios necessários cabíveis ao concurso, bem como a publicação digital no site em formato PDF para download gratuito.

Os esclarecimentos referentes ao concurso deverão ser solicitados pelo e-mail: assistencia.estudantil@ifmg.edu.br

Saiba mais no Edital 49/2022

Acesse o formulário de inscrição