Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Olimpíada de História 2023: equipes do Campus Betim classificadas para 2ª fase

Olimpíada de História 2023: equipes do Campus Betim classificadas para 2ª fase

publicado: 19/05/2023 15h57, última modificação: 19/05/2023 16h06

As 10 equipes do Campus Betim que participam da 15ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) se classificaram para a segunda fase da competição. A ONHB é uma competição que preza pelo trabalho coletivo, investigativo e pelos debates, realizados pela equipe para resolução das questões. Ao todo são 7 fases, sendo 6 online e a última, presencial, na cidade de Campinas - SP.

As equipes do Campus Betim são orientadas pelos professores Lucas Pereira e Martha Rebelatto.

A 15ª edição registrou número recorde de inscritos, com um total de 30,5 mil grupos de todos os estados e aumento de 68% em comparação com 2022.

As provas preveem questões de múltipla escolha e realização de tarefas. O conteúdo apresentado nas questões permeiam, além da História do Brasil, assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades etc.

O formato oferece aos estudantes e professores a oportunidade de discutir temas que nem sempre são abordados em sala de aula ou estão presentes nos livros didáticos.

O projeto também faz parte do edital ‘Vagas Olímpicas’ da Unicamp. De acordo com o desempenho, os participantes podem concorrer a duas vagas no curso de graduação em História da Universidade, sem fazer vestibular.

A ONHB é realizada com apoio do Departamento de História da Unicamp, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Universidade e da Associação Nacional de História (Anpuh). Conta também com a participação de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos.

Com informações de ONHB)