Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Olimpíada Nacional de História do Brasil: 13 equipes classificadas para a 6ª fase

publicado: 25/06/2018 13h41, última modificação: 06/08/2018 10h01

Treze equipes de estudantes do IFMG-Campus Betim estão classificadas para a sexta fase da 10ª Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB10). Promovida pela Universidade de Campinas (Unicamp) desde 2009, a competição está organizada em seis fases a distância e uma fase presencial que acontecerá em agosto deste ano. Nas quatro primeiras fases as equipes devem resolver problemas históricos a partir da análise de documentos de época. Nunca há apenas uma resposta correta nas questões, o que demanda uma discussão e análise conjunta dos alunos com os professores de História. Além disso, cada semana conta também com uma tarefa de caráter histórico. A tarefa da quinta fase é a produção de um jornal, incluindo textos e imagens. Na sexta fase é realizada uma "avaliação por pares" dos jornais de dez equipes que também chegaram na fase seis.

No início eram 14.384 equipes, um total de 57,5 mil participantes, mas apenas 2.095 equipes avançaram para a sexta fase. O IFMG Campus Betim iniciou a competição com a participação de 21 equipes, número maior do que o inscritos no ano anterior, quando tivemos a participação de 13 equipes, sendo que uma chegou à fase final e presencial em Campinas.

As equipes são orientadas pelos professores de História do campusCleidiane Lemes de Oliveira, Martha Rebelatto, Rosalba Lopes e Lucas Carvalho Soares de Aguiar Pereira. A convocação para a sétima fase irá ocorrer no dia 28/06.