Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Oportunidade: projeto "Formação profissional e mundo do trabalho"

Oportunidade: projeto "Formação profissional e mundo do trabalho"

publicado: 21/03/2019 08h37, última modificação: 08/04/2019 08h59

Estão abertas, até o dia 24/03/19, as inscrições para participar do projeto de pesquisa "Formação profissional e mundo do trabalho: Análise do currículo dos cursos de ensino médio integrado do IFMG Betim".

Critérios de seleção:

 Ser estudante regularmente matriculado a partir do segundo período (final do primeiro ano) do curso superior de Engenharia de Controle e Automação ou de Engenharia Mecânica.

 Ter disponibilidade de 10 horas semanais para dedicar à pesquisa.

 Não possuir vínculo empregatício ou bolsa de pesquisa e extensão

Período de inscrição: 19 a 24/03/2019

Valor mensal da bolsa: R$ 400,00

Os interessados devem preencher o formulário: https://goo.gl/forms/e5c1AoWa14fnxJnj1

Acesse o edital completo aqui.

Resumo do projeto de pesquisa

No início do século XXI eclodiram mudanças nas políticas curriculares brasileiras para o Ensino Médio e para a Educação Profissional, com destaque para a promoção dos cursos de Ensino Médio Integrado (EMI). Os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia foram criados no bojo dessas mudanças; logo, seus princípios norteadores incorporaram as finalidades esboçadas em tais políticas. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo é investigar a pertinência do currículo que está em desenvolvimento nos cursos de EMI do campus Betim, frente às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Profissional Tecnológico de Nível Médio, às demandas do mundo do trabalho e às necessidades da comunidade, a fim de contribuir para a atualização dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) com os dados oriundos da pesquisa. A metodologia adotada inclui revisão de literatura e pesquisa de campo. A pesquisa de campo será realizada por meio de análise documental e aplicação de questionários e entrevistas. A análise documental será desenvolvida a partir dos seguintes materiais: 1) Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico Institucional, publicados pela Reitoria do IFMG; 2) PPCs dos cursos de EMI do IFMG Betim. Para a pesquisa com os sujeitos, as técnicas empregadas serão questionários e entrevistas com representantes dos seguintes segmentos: 1) Egressos dos cursos de EMI do IFMG Betim; 2) Coordenadores dos cursos de EMI do IFMG Betim, e 3) Gestores e técnicos atuantes no mercado de trabalho. Os dados serão analisados por meio de triangulação.

Profa. Responsável: Katia Regina de Sá