Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisa do Campus Betim lança Painel de Monitoramento do Mercado de Trabalho Industrial
conteúdo

Notícias

Pesquisa do Campus Betim lança Painel de Monitoramento do Mercado de Trabalho Industrial

publicado: 02/02/2021 08h32, última modificação: 02/02/2021 08h41

Foi lançado o Painel de Monitoramento do Mercado de Trabalho Industrial: o município de Betim, resultado de projeto de pesquisa desenvolvido pelo professor visitante Gustavo Taniguti e estudantes Evellyn Lima, da engenharia de controle e automação, e Rodrigo Descarpontriez, do técnico em automação industrial.

A pesquisa teve o objetivo de caracterizar o mercado de trabalho em Betim tendo em vista a construção de um Painel de Monitoramento do setor industrial. Foram utilizados dados extraídos da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Dados adicionais foram obtidos através da "Pesquisa Indicadores Industriais" da FIEMG.

O painel visa assinalar tanto a evolução do emprego segundo ocupações quanto tendências recentes, auxiliando no planejamento e na ação de instituições educacionais e tecnológicas envolvidas na formação de mão de obra qualificada.

Para o coordenador de pesquisa do Campus Betim, professor Lucas Pereira, esse painel poderá ainda suscitar o desenvolvimento de novas pesquisas, bem como a proposição de novas ações coletivas entre o Campus Betim e setores da sociedade mineira e betinense interessadas em acompanhar o movimento do trabalho, além de possibilitar a proposição de políticas públicas em relação ao cenário econômico da última década. 

Saiba mais sobre o projeto no vídeo abaixo: