Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planeta IFMG discute o fortalecimento da Ciência na era da pós-verdade

Planeta IFMG discute o fortalecimento da Ciência na era da pós-verdade

publicado: 07/07/2021 13h24, última modificação: 12/07/2021 13h54

Na noite desta terça-feira, 06 de julho, o Planeta IFMG iniciou suas atividades abordando temas como Ciência, Inovação, Ensino e Aprendizagem, Trabalho, Cultura e Inclusão. O evento acontece até o dia 09 de julho em formato online e gratuito aos participantes. A abertura teve a participação do reitor do IFMG, Kléber Gonçalves Glória, do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Fernando Gomes Braga, do pró-reitor de Ensino, Carlos Henrique Bento e do diretor de programas e projetos de Extensão, Niltom Vieira Junior.  Com o tema "Pesquisa como princípio educativo e as ações de curricularização na Rede Federal", palestra de abertura foi proferida pela professora Fatima Peres Zago de Oliveira, do Instituto Federal Catarinense (IFC).

O Planeta IFMG é a evolução do Planeta Inovação, evento realizado em 2018 e 2019 que promovia atividades ligadas à inovação e à difusão do conhecimento científico. Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Fernando Gomes Braga, o crescimento do evento ressalta os ecossistemas complexos e interrelacionados do IFMG ao abraçar as ações da pesquisa, do ensino e da extensão.

“Estamos aqui celebrando e defendendo as instituições que produzem conhecimento. O Planeta IFMG vai discutir o fortalecimento da Ciência na era da pós-verdade. É preciso destacar que a Ciência vencerá o obscurantismo que assola os nossos dias. Por isso, durante os dias do evento vamos refletir sobre as ações afirmativas do acesso à carreira científica e o papel das mulheres na Ciência, além de discutir sobre a curricularização e a relação com os Arranjos Produtivos Locais (APL)”, disse ele ao ressaltar a realização do bootcamp de empreendedorismo em parceria com Sebrae e anunciar o lançamento do Portal Integra que visa estimular a execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação em parceria com organizações públicas e privadas.

A pandemia impediu que a edição 2020 do Planeta Inovação fosse realizada, porém a equipe do IFMG repensou o modelo do evento para 2021 e preconizou a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão, resultando em 112 trabalhos submetidos, mais de 1.500 participantes inscritos e 500 voluntários atuando na organização e execução do Planeta IFMG. Para o reitor do IFMG, Kléber Gonçalves Glória, tais números provam que a instituição tem trabalhado bastante na produção e difusão do conhecimento mesmo com as adversidades que a pandemia trouxe.

Participando pela primeira vez do Planeta IFMG, a pró-reitoria de Ensino preparou uma vasta programação baseada no panorama de vivências e experiências pedagógicas. Dentre as atividades, o pró-reitor de Ensino, Carlos Henrique Bento, destacou o Encontro da Rede de Bibliotecas, a apresentação do e-book institucional "Aprendendo a Conviver" produzido pelos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEEs), além de experiências pedagógicas relacionadas a temas das diversidades e palestras com profissionais renomados da área.

“O evento já é um grande sucesso e isso se reflete na qualidade da programação”, disse o diretor de programas e projetos de Extensão, Niltom Vieira Junior. As atividades são gratuitas e abertas à comunidade local. Há palestras relacionadas à pandemia, mesas redondas, oficinas criativas e ações artísticas. Os interessados podem acessar o site do evento e efetivar a inscrição.

A cerimônia de abertura foi encerrada com a palestra "Pesquisa como princípio educativo e as ações de curricularização na Rede Federal" ministrada pela professora Fátima Peres Zago de Oliveira, do Instituto Federal Catarinense (IFC).

Saiba mais:

Planeta IFMG: faça parte dessa aventura você também