Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor da área de Ciências Humanas e Sociais publica artigo A1
conteúdo

Notícias

Professor da área de Ciências Humanas e Sociais publica artigo A1

publicado: 06/12/2019 14h18, última modificação: 05/02/2020 08h48

O professor Lucas Carvalho, da área de Ciências Humanas e Sociais, publicou artigo na revista História (São Paulo), da Unesp, periódico Qualis A1, classificação mais alta em qualidade da produção intelectual.

O texto " Prostituição e polícia: mulheres e homens na mira do policiamento moral em Belo Horizonte, MG, Brasil (c. 1920/1930)" se inseriu no dossiê “Relações entre crime e gênero: um balanço”, com artigos de pesquisadoras e pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

No artigo, Lucas faz um balanço, até então inédito, sobre a relação entre polícia e prostituição na primeira república, levantando a tese da existência de uma regulamentação de fato, implementada pelas delegacias de costume na década de 1920, mesmo não existindo nenhuma legislação regulamentarista no Brasil. Além disso, defende que a circulação de conhecimentos científicos e o problema transnacional do tráfico de mulheres esteve intimamente ligado a esse processo de recrudescimento do policiamento moral nas cidades brasileiras. Por isso, o professor sugere um redirecionamento de novas pesquisas para compreender como esse processo se configurou no interior do Brasil na primeira metade do século XX.

Acesse aqui o trabalho completo.