Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor da área de Matemática publica artigo em importante periódico internacional

publicado: 30/07/2019 09h07, última modificação: 05/02/2020 08h49

O professor Hélio Simonetti, da área de Matemática e Estatística do Campus Betim, publicou o artigo “Application of Evolutionary Structural Optimization Based the Boundary Element Method Using Initial Stress Fields”, no periódico internacional “Structures”, avaliado pelo Qualis Capes como A1.

De acordo com o professor Hélio, esse trabalho apresenta a aplicação da otimização topológica em problemas de elasticidade plana aplicando o Método dos Elementos de Contorno (MEC) acoplado ao procedimento de Otimização Estrutural Evolucionária (ESO) usando campos de tensão iniciais como a nova estratégia para criar cavidades no domínio de otimização topológica. Essa é uma técnica inovadora no campo da otimização de topologia, uma vez que, a cavidade criada é virtual, isto é, um campo de tensões iniciais, igual ao da formulação elástica é adicionado com o sinal oposto na região que deveria ser removida da estrutura, simulando uma cavidade, evitando a introdução de elementos no domínio da estrutura. As vantagens dessa abordagem, em comparação com outros métodos existentes são:  a) durante o processo iterativo, não há necessidade de refazer a malha e recalcular as equações de contorno em cada iteração e b) há uma redução significativa no custo computacional quando comparado com outros métodos de otimização usando MEC.

Acesse aqui o trabalho.

O artigo é fruto do trabalho realizado em conjunto com os docentes Valério S. Almeida, da Universidade de São Paulo (USP), Vitor Manuel A. Leitão, Universidade de Lisboa, e Francisco de Assis das Neves, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).