Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do Campus Betim participa de pesquisa sobre biodiesel de Macaúba

Professor do Campus Betim participa de pesquisa sobre biodiesel de Macaúba

publicado: 28/07/2016 09h07, última modificação: 28/07/2016 09h08

O professor do IFMG
Campus Betim, Ronald Leite Barbosa, defendeu este ano a tese “Análise de gases de combustão de um motor de ignição por compressão utilizando biodiesel de óleo de macaúba”, requisito para obtenção do título de doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras - UFLA.

Desde 2014, quando foi sancionada a Lei nº 13.033, o diesel comercializado no Brasil recebe adição de biodiesel. Com isso vários estudos estão sendo conduzidos para identificar novas formas de produzir biocombustíveis.

Um grupo de pesquisa da UFLA estuda a extração e produção de biodiesel de óleo de Macaúba. Só em Minas Gerais existem mais de 2 milhões de hectares com Macaúba, uma planta nativa e com grande potencial de uso. Esse biodiesel foi utilizado na tese do professor Ronald, que realizou vários testes utilizando misturas de biodiesel de Macaúba com diesel comercializado em postos de combustíveis.

Para saber mais sobre essa pesquisa, assista ao vídeo produzido pela TV Universitária da UFLA: https://www.youtube.com/watch?v=BKnYOgIfknU