Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto desenvolvido por estudantes busca combater doenças infectocontagiosas
conteúdo

Notícias

Projeto desenvolvido por estudantes busca combater doenças infectocontagiosas

publicado: 19/03/2020 18h15, última modificação: 20/03/2020 13h51

Um projeto proposto para a III Olimpíada de Inovação do IFMG, em desenvolvimento por estudantes do Campus Betim, mostra-se promissor no combate a doenças infectocontagiosas, incluindo o COVID -19. Trata-se do projeto “AVISA”. Essa solução consiste na criação de um dispositivo inteligente, que monitora a frequência de higienização das mãos. Pensado para o ambiente hospitalar, trata-se do primeiro passo para o desenvolvimento do projeto “Hospital Inteligente”, que visa aliar a tecnologia, a robótica e a Engenharia de Controle e Automação aos sistemas de saúde. 

O grupo composto por composto por Arthur Faria, Bruna Santos, Marlon Lemos, Rafaela Boehme e Vinicius Moura, com orientação do professor Virgil Almeida, trabalha em um projeto que ajude profissionais da área da saúde a manter a higienização das mãos corretamente e também facilite essa verificação pelos usuários do serviço. Segundo uma média de estudos levantados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), esses profissionais tendem a higienizar as mãos em uma frequência de 60% menor à recomendada, apesar de outros estudos indicarem que esse simples ato pode reduzir em até 70% os casos de infecção. O grupo ainda ressaltou uma informação da Organização Mundial da Saúde (OMS):  infecções hospitalares são a quarta maior causa de mortes no mundo, ficando atrás somente das doenças cardiovasculares; pulmonares e AVC.

De acordo com Bruna Santos, o AVISA também pode ser conectado à um banco de dados na nuvem e, com isso, contribuir para uma gestão capaz de atuar em pontos estratégicos apontados pelos diversos sensores presentes nos dispensers de sabão e álcool em gel. Complementando, Rafaela Boehme apontou que a automatização dos hospitais aumenta não só a segurança, mas também a eficiência, com a possibilidade de implementar a IoT(internet das coisas) para monitorar e controlar milhares de unidades e leitos simultaneamente em tempo real. 

Para o grupo, no cenário atual, com o avanço do COVID-19, pode-se notar uma enorme vulnerabilidade nos sistemas de saúde. “O que ocorre hoje mundialmente demonstra o quanto somos suscetíveis à disseminação de doenças contagiosas, quando não se é dada a devida atenção e não se tomam as medidas preventivas necessárias. Isso tudo mostra a necessidade de investimento em tecnologias de monitoramento inteligente das doenças contagiosas”, observou Bruna.

A equipe responsável pela criação do Avisa busca um investidor para tornar o projeto uma solução para todo o sistema de saúde e trazer propostas inovadoras para diminuir o tempo de permanência de pacientes em internação, aumentar a integração entre a engenharia e a medicina e maximizar o controle das doenças infectocontagiosas. Contato: projetoavisa@gmail.com