Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto do Campus Betim é aprovado no Programa Centelha

Projeto do Campus Betim é aprovado no Programa Centelha

publicado: 01/07/2020 14h56, última modificação: 02/07/2020 15h36

O projeto “Máquina de recarga automática de pincéis”, desenvolvido pelo professor Norimar de Melo Verticchio, da área de mecânica, em parceria com estudantes de engenharia do campus, foi aprovado no Programa Centelha, iniciativa que visa a estimular a criação de empreendimentos inovadores a partir da geração de novas ideias. Realizado em três etapas, a seleção recebeu 523 propostas e apenas 15 projetos foram aprovados.

A equipe do projeto é também composta pelos estudantes de Engenharia Mecânica, Cleberson Vitor dos Santos e Adriano Ribeiro Marinho, e de Engenharia de Controle e Automação, Cleiton de Oliveira Alves.

De acordo com o professor Norimar, a FILL é uma máquina automática para recarga de pincéis para quadro branco, capaz de reduzir os custos de recarga e de eliminar toda a contaminação por tinta provocada pelos modelos de recargas existentes. Com sistema inovador, patente (BR 10 2019 0194200), possui sensores que detectam a presença do pincel e da tampa, liberando assim um sistema de enchimento. A recarga é feita pelo próprio usuário, em aproximadamente 30 segundos.

A próxima etapa do projeto será a criação de uma spinoff, ou seja, uma empresa que nasceu de um projeto do Instituto.

O Programa Centelha foi promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela Fundação CERTI. Em Minas, foi executado pela FAPEMIG.