Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores concluem Doutorado em Educação

Servidores concluem Doutorado em Educação

publicado: 02/08/2023 16h09, última modificação: 02/08/2023 16h09

No início de julho, três servidores do Campus Betim concluíram o doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Os servidores participaram do Programa de Doutorado Interinstitucional (DINTER), uma parceria entre a UFES e o IFMG.

A técnica-administrativa Rosalva Santos, psicóloga no Campus Betim, explicou que sempre teve interesse pela área de altas habilidades/superdotação, que faz parte da Educação Especial. Para Rosalva, o doutorado oportunizou momentos de muita aprendizagem, aprofundando o conhecimento acerca dessa temática e proporcionando melhores condições para atender as demandas no desempenho de suas atividades no IFMG. Em 06/07/23, Rosalva defendeu a tese "Estudantes na condição de Altas Habilidades/Superdotação: tecendo compreensões e (seus) sentidos", buscando compreender como os e as estudantes que vivenciam condições de altas habilidades/superdotação canalizam seus investimentos pulsionais na dinâmica escolar e na dinâmica familiar. Tanto na escola quanto na família faz-se importante que sejam proporcionadas condições aos estudantes para que consigam canalizar suas pulsões e direcioná-las por meio do processo de sublimação para atividades que os possibilitem expandir o conhecimento e potencializar as habilidades em áreas que apresentam interesse, como criação artística, investigação intelectual, música, escrita, produção acadêmica, entre outras.

O professor Ricardo Silva, da área de Mecânica, defendeu a tese "Formação compartilhada do(a) professor(a) engenheiro(a) e Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade no contexto do Instituto Federal de Minas Gerais" em 05/07/23. A pesquisa foi realizada no contexto de um Grupo de Formação Compartilhada (GFC), constituído por profissionais técnicas em educação e professores de engenharia do IFMG, campus Betim. Teve por objetivo compreender os efeitos da ação de formação, buscando verificar as convergências, divergências e desafios que se mostram na formação do professor engenheiro perante a pressupostos orientados pela Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na Educação Profissional Tecnológica (EPT). De natureza qualitativa, assumiu a pesquisa-formação como perspectiva teórico-metodológica e se iniciou por meio da investigação bibliográfica de hipóteses e diretrizes que permitem compreender a formação do professor engenheiro.  Já a professora Nádia Braga, abordou o ensino de matemática.

Em setembro está prevista a defesa de Fernanda Costa, técnica-administrativa do Campus Betim que está participando do mesmo programa.