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SISU 2024: cronograma e orientações para matrículas

Página com orientações específicas para candidatos aprovados via SISU.
publicado: 30/01/2024 17h34, última modificação: 29/02/2024 19h11

Página exclusiva para aprovados via SISu. Se você foi aprovado pelo processo seletivo próprio do IFMG, acesse aqui.

Os candidatos aprovados e convocados para matrícula deverão preencher o requerimento eletrônico de matrícula e a inclusão dos documentos digitalizados no SISTEMA DE MATRÍCULAS DO IFMG. O sistema só estará liberado para edição nas datas previstas no cronograma.

Lista de convocados e cronograma: a lista de candidatos convocados e datas importantes serão publicadas no quadro abaixo:

Data Situação Descrição
2 a 05/02/24 Encerrada Matrícula convocados em 1ª Chamada
06/02/24 Encerrada
Entrevista de Heteroidentificação (LB_PPI e LI_PPI)
30/01 a 07/02/24 Encerrada Manifestação de interesse para candidatos Excedentes
23 a 27/02/24 Encerrada Matrícula 2ª chamada - confira a lista de convocados aqui | Quadro de vagas
29/02/24 Entrevista de Heteroidentificação (LB_PPI e LI_PPI)

 

Resumo das orientações para matrícula:
1º passo: reúna todos os documentos e digitalize individualmente cada um;
2º passo: imprima os formulários, preencha, assine e digitalize;
3º passo: realize o preenchimento do requerimento eletrônico de matrícula.

Contribua para que o processamento da sua matrícula seja mais ágil, siga as dicas de preparação de documentos disponíveis aqui.

Dica: utilize o serviço Assinatura Eletrônica (conta gov.br) para assinar os Anexos exigidos para a matrícula e evite a impressão de folhas.

Documentos comuns a todos os candidatos:

  1. Uma foto recente 3x4;
  2. CPF próprio (caso no RG conste o número de CPF, pode ser dispensado);
  3. Carteira de Identidade (RG), preferencialmente, ou Carteira de trabalho ou Carteira nacional de habilitação (CNH) ou Carteira profissional ou Passaporte. Em qualquer caso, é obrigatória a apresentação de um documento oficial que contenha os dados do RG (número, órgão expedidor, unidade da federação).
  4. Certificado militar para candidatos do sexo masculino com idade entre 18 a 45 anos.
  5. Certificado e Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio. Caso não tenha o documento citado no item 5), apresentar Declaração de conclusão do Ensino Médio. Na(s) declaração(ões) deve(m) constar que o candidato não possui dependência. Para os candidatos selecionados por reserva de vagas, na declaração também deve constar que o candidato cursou todo o ensino Médio ou equivalente em escola pública. No prazo máximo de trinta dias, o candidato deverá anexar o Histórico Escolar sem pendência.
  6. Autorização para reprodução e divulgação de imagem e voz (ANEXO VIII, no caso de candidatos menores de 18 anos, ou ANEXO IX, no caso de candidatos maiores de 18 anos).
  7. Documento de identidade do responsável legal (responsável pela matrícula), no caso de menores de 18 anos.
  8. Caso a matrícula seja solicitada por um procurador, este deverá anexar uma procuração específica para este fim, bem como um documento pessoal com foto.

 

Documentos específicos para candidatos aprovados em Vagas Reservadas

Escola Pública - Todas as cotas (LB_PP, LB_Q, LB_PCD, LB_EP, LI_PPI, LI_Q, LI_PCD, LI_EP)Anexo II Termo de Escola Pública e Anexo IV Declaração de Política de Reserva de Vagas.

Renda (LB_PP, LB_Q, LB_PCD, LB_EP): Anexo III - Termo de Comprovação de Renda - SISU. Folha Resumo do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) OU documentos comprobatórios da renda dos membros do núcleo familiar, de acordo com a atividade econômica exercida por cada membro, conforme detalhamento no Anexo III. Confira aqui o procedimento para cálculo da renda.

Raça/Etnia (LB_PP, LB_Q, LI_PPI, LI_Q): Anexo V - Formulário de autodeclaração étnico-racial e Anexo VI - Declaração de Pertencimento Étnico (se for indígena ou quilombola).

Deficiência (LB_PCD e LI_PCD): Laudo médico com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, atestando a espécie e o grau da deficiência conforme Decreto no 3.298, de 20 de dezembro de 1999.

  

Orientações para uso do sistema de matrícula:

A matrícula será realizada a partir do preenchimento de informações no Sistema de Matrículas do IFMG, disponível no link: matricula.ifmg.edu.br e envio da documentação digitalizada. Confira o vídeo com dicas para digitalização de documentos (assista aqui). Documentos ilegíveis podem atrasar e prejudicar o seu procedimento de matrícula. Fique atento.

Tutorial para uso do sistema PDF (detalhado)

Tutorial simplificado para uso do sistema:

Haverá atendimento presencial para os candidatos que necessitarem de apoio para preenchimento do sistema (uso de computador e equipamento para digitalizar documentos). Não serão recebidos documentos por e-mail, envelope, whatsapp ou pessoalmente.

Caso o candidato seja menor de idade, a matrícula deverá ser realizada por um responsável legal. Na impossibilidade do responsável legal de realizar a matrícula, esta poderá ser realizada por um Procurador, a partir da inserção no Sistema de Matrículas do IFMG de uma procuração específica para este fim, bem como de um documento pessoal com foto.

Atendimento para apoio à matrícula:
Dúvidas gerais e apoio presencial para preenchimento do sistema: segunda a sexta,  de 8 as 18h
Tel: 3532-5923 / E-mail: secretaria.betim@ifmg.edu.br 

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