Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Superior: renovação de matrícula começa no dia 01/07

Superior: renovação de matrícula começa no dia 01/07

publicado: 30/06/2020 13h33, última modificação: 30/06/2020 13h33

Nesta quarta-feira, 01/07/2020, iniciamos o processo Renovação de Matrícula para Graduação. Fique atento às datas previstas para cada etapa no Calendário Acadêmico. O processo de Renovação de Matrícula para Graduação é composto de até 3 etapas, todo o processo é realizado via portal Meu IFMG. O site para acesso ao portal do aluno é: https://meu.ifmg.edu.br

Etapa 1 - Solicitação de Renovação de Matrícula.

Etapa 2 - Sugestão de Matrícula.

Etapa 3 - Ajuste de Matrícula.

ATENÇÃO: AS ETAPAS DE SOLICITAÇÃO DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA (ETAPA 1) E DE SUGESTÃO DE MATRÍCULA (ETAPA 2) SÃO OBRIGATÓRIAS PARA TODOS OS ALUNOS !

Cronograma:

01 a 10/07 - Período de renovação de matrícula no curso (on-line):  A Solicitação de Renovação de Matrícula é o momento em que você renova seu vínculo com a Instituição e demonstra interesse em cursar o próximo período letivo. Nesta etapa você irá responder a um formulário socioeconômico que compõem o banco de dados da PROEX.
O procedimento de renovação de matrícula independe dos resultados finais de aprovação e reprovação referentes ao atual período letivo, 2020.1, sendo obrigatório para todos os estudantes.

24 a 28/07 - Período para sugestão de matrícula em disciplinas (on-line):  A etapa de Sugestão de Matrícula é obrigatória para todos os alunos e consiste na seleção das disciplinas que você pretende cursar, podem ser incluídas disciplinas regulares, optativas e equivalentes conforme matriz curricular. Vocês ainda podem incluir as disciplinas em que foram reprovados, ou até antecipar disciplinas, obedecendo as regras do Projeto Pedagógico do Curso, como o mínimo e máximo de carga horária a ser cursada e pré-requisitos ou co-requisitos, caso existam.
Lembrem-se: Você, aluno, é parte do processo. Se o aluno não participar dessa etapa ficará sem disciplinas a cursar, tendo que trancar a matricula, caso possa, ou ficar sem cursar disciplinas durante todo o período letivo, o que acarretará em atraso na conclusão do curso.

31/07 a 03/08 - Período para ajuste de matrícula em disciplinas (on-line): Caso a matrícula na disciplina requerida seja indeferida, haverá a terceira etapa que será a de Ajuste de Matrícula, facultativa, onde os alunos terão a oportunidade de incluir uma disciplina no lugar da que foi indeferida, sendo que as mesmas verificações do sistema serão realizadas para o deferimento da matrícula, desde que exista vaga.
A etapa de sugestão e ajuste de matrícula deverão ser acessadas por meio do portal Meu IFMG no menu Renovação de Matrícula. Esse menu só estará disponível nas datas de sugestão e ajuste de matrícula conforme o calendário acadêmico.

04/08 - Resultado final da matrícula em disciplinas (on-line).
O resultado final do processo de renovação de matrícula estará disponível no portal na data definida no calendário acadêmico. O aluno poderá conferir por meio do menu 'Quadro de horários', as disciplinas nos quais estará matriculado.
Para as disciplinas que foram deferidas e estão com o status Matriculado(PD), não será permitida a exclusão das mesmas. Caso resolva não cursá-la você deverá fazer o trancamento parcial no período previsto no calendário acadêmico.

Em caso de dúvidas entre em contato com a equipe da secretaria (secretaria.betim@ifmg.edu.br) e/ou coordenadores de curso (eng.automacao.betim@ifmg.edu.br e eng.mecanica.betim@ifmg.edu.br)
Problemas de acesso ao portal devem ser encaminhados para nossa equipe de TI pelo email: ti.betim@ifmg.edu.br.