Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Trabalhos abordam aplicações tecnológicas do eletromagnetismo

Trabalhos abordam aplicações tecnológicas do eletromagnetismo

publicado: 20/12/2021 15h20, última modificação: 20/12/2021 15h21

No segundo semestre de 2021, estudantes dos cursos superiores do IFMG-Campus Betim enfrentaram as dificuldades de realizar a disciplina de Laboratório de Física II, eminentemente prática, de forma remota. Além da utilização do Laboratório Virtual da ALGETEC, disponibilizado pela Reitoria em convênio realizado com a Coordenadoria de EAD, os docentes planejaram a abordagem de uma metodologia de aprendizado pela pesquisa, com a apresentação de seminários pelos estudantes à comunidade interna. Como produto deste trabalho, elaboraram vídeos para a disciplina de Laboratório de Física II, conduzidas pelos professores Bruno Pereira e Leonardo Marques.

Os grupos de estudantes criaram vídeos no estilo pitch, abordando aplicações tecnológicas do eletromagnetismo nas indústrias em que trabalham ou estagiam. Várias tecnologias, máquinas e processos foram abordados, como o controle de qualidade utilizando correntes elétricas, a indução eletromagnética em fornos de indução, motores de indução em elevadores, o uso do laser na indústria, entre outros.

A Metodologia utilizada é baseada no trabalho em grupos de aprendizado, o TBL (Team-based Learning, em inglês), e está relacionado com a necessária revisão das propostas de trabalho em face das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para as Engenharias, em vigor desde 2019.

O professor Bruno Pereira diz que “Aprendemos com os outros, mediados pelo diálogo e socializando nosso conhecimento. Concordamos com Paulo Freire, quando ele diz que “Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”. Para alguns destes estudantes, o mundo é construído em parte dentro das fábricas e indústrias, no trabalho. Por isso a ideia de propor a reflexão sobre processos, máquinas e produtos que fazem parte do dia a dia deles e cujo funcionamento envolva conhecimentos relativos ao campo do eletromagnetismo, constante da ementa da disciplina”.

Confira os vídeos em nosso canal no youtube.

Turma professor Bruno:

Turma professor Leonardo