Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Trajetória do IFMG-Betim é tema de entrevistas

Trajetória do IFMG-Betim é tema de entrevistas

Ação faz parte das comemorações pelos 10 anos de funcionamento do campus.
publicado: 15/12/2021 14h39, última modificação: 15/12/2021 16h49

Em 2021 o IFMG-Campus Betim completou 10 anos do início da oferta de cursos. Em comemoração a essa data, o Núcleo de História Oral do campus promoveu entrevistas com todos os profissionais que ocuparam o cargo de diretor-geral do campus desde a sua criação, resgatando memórias e histórias sobre o início do campus.

Foram entrevistados: Lucas Carlúcio Magalhães (pro tempore entre 2010 e 2011); Helbert Ribeiro de Sá (pro tempore entre 2011 e 2015); Luciana Batista de Lima (pro tempore entre 2015 e 2018); e Welinton La Fontaine Lopes (pro tempore entre 2018 e 2019 e atual diretor-geral eleito).

Parte das entrevistas foram compiladas em três vídeos, que tratam dos temas Origem do Campus Betim, Cursos e Estudantes e Marca da Gestão e podem ser acessados no Youtube:

O Núcleo de História Oral, organizado pelo grupo de pesquisa História Oral e Mundos do Trabalho, é composto pelos docentes Lucas Pereira, Martha Rebelatto e Paula Soares. De acordo com o professor Lucas, o trabalho da memória se relaciona com o pertencimento, com a construção de vínculos e com a produção de sentido. A ideia de realizar entrevistas surgiu de uma provação feita pelas servidoras técnicas-administrativas Vivian Andaki e Fernanda Costa, que iniciaram um levantamento documental com imagens e registros de notícias sobre o início das atividades do Campus Betim. Sabemos que uma instituição como a nossa é muito plural (em termos dos usuários - estudantes, comunidade atendida - mas também em termos dos servidores), por isso, o NHO pretende dar continuidade a gravação de entrevistas ao longo dos próximos anos, comentou Lucas.

Momentos_1504.pngAs entrevistas poderão ser consultadas mediante solicitação e ficarão disponíveis para pesquisas e interessados em geral.
A ideia é seguir produzindo esses documentos para compor um acervo de memória do IFMG-Campus Betim, entrevistando pessoas que passaram pelo campus e/ou que ainda fazem parte de nossa instituição. O NHO espera que outras ações de extensão e pesquisa possam ser desenvolvidas no futuro a partir das construção desse acervo.

Ao longo de 2021, nas redes sociais, foram feitas diversas ações comemorativas, apresentando imagens e mensagens de ex-alunos sobre sua experiência no Campus. Confira as publicações realizadas nos álbuns abaixo:

Momentos: registro de eventos e demais atividades do campus.

Por onde anda: relatos de egressos.

Histórico do IFMG-Campus Betim: criado em 2010, iniciou a oferta dos cursos técnicos subsequentes em Automação Industrial e Mecânica em 2011. Durante os primeiros dois anos de oferta desses cursos, funcionou de forma provisória no CAIC (Escola Municipal Israel Pinheiro), com apoio da Prefeitura Municipal. No fim de 2013 foi adquirido pelo IFMG um prédio no bairro Arquipélago Verde, o que possibilitou o início da oferta de cursos técnicos integrados em Automação Industrial, Mecânica e Química em 2014. No ano seguinte, em 2015, teve início os cursos superiores em Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação. Em 2016 mudou-se para a sede no bairro São Caetano, onde atualmente concentra suas atividades.