Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos desenvolvem protótipos em sala de aula
conteúdo

Notícias

Alunos desenvolvem protótipos em sala de aula

publicado: 26/02/2019 13h34, última modificação: 14/03/2019 15h50

Alunos do Curso Técnico Integrado em Mecânica produziram diversos protótipos de peças, entre elas, a confecção de anéis, um martelo de juiz de direito e um pistão de motor e ainda o conserto de um torno de banca (ou morsa como é conhecida a ferramenta para segurar um objeto enquanto se trabalha nele ou para fazer acabamentos como cortar, lixar, etc).  

As atividades foram realizadas, no final de 2018, no Laboratório de Usinagem e propunha que o aluno fabricasse, de forma autônoma, um produto de acordo com o seu interesse, permitindo a aplicação prática do aprendizado ao longo do curso. A atividade foi voluntária e os produtos foram analisados a perícia e a precisão como critérios de avaliação. 

De acordo com o professor Luciano Juliani, que coordenou o projeto, “o envolvimento com as atividades motivou os alunos a aprenderem de forma lúdica e explorarem conteúdos importantes no curso contemplando questões como design, análise, teste e produção”.

A Usinagem é um processo de fabricação em que se parte de uma peça bruta maior do que aquilo que se deseja produzir. Com o auxílio de uma ferramenta ou máquina de corte, remove-se o material obtendo uma nova peça com as formas e dimensões desejadas. A maneira como a peça será usinada, o modo de fixação, as condições de manutenção e conservação da máquina, e, principalmente, a competência técnica e o comprometimento do profissional que está executando a operação de usinagem impactam no processo.

registrado em: